Cotidiano

Acidentes de trânsito matam três vezes mais que arma de fogo em RR

De janeiro a novembro de 2015, foram registradas 153 mortes no trânsito, contra 52 assassinatos por arma de fogo no mesmo período

Os acidentes de trânsito continuam sendo a principal causa de mortes violentas em Roraima. Dados do Instituto Médico Legal (IML) registraram 152 mortes ocorridas no trânsito somente entre janeiro e novembro deste ano. O número é três vezes maior que o de assassinatos ocasionados por arma de fogo, que vitimaram 52 pessoas nos 11 primeiros meses do ano.

Segundo o Instituto, somente em outubro, os acidentes no trânsito da Capital e nos municípios do interior, bem como nas rodovias federais e estaduais, deixaram 25 pessoas mortas. Julho foi outro mês bastante sangrento, quando 21 pessoas morreram. Apenas o mês de setembro, com 7 casos, registrou número menor que dez mortes no trânsito.

Apesar dos números alarmantes, em comparação com o mesmo período do ano passado, as estatísticas apontaram redução de 6% nas mortes ocorridas no trânsito, com 162 casos registrados. Durante todo o ano de 2014, os acidentes de trânsito foram responsáveis por 174 mortes no Estado.

Ainda assim, as campanhas de conscientização e as fiscalizações não foram capazes de minar a violência no trânsito ou de deixá-la menos preocupante. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de janeiro a junho deste ano, o número de acidentes de trânsito sofreu um aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o órgão, no primeiro semestre desse ano, foram contabilizados 2.342 acidentes em todo o Estado. No mesmo período do ano passado, foram 1.966. No primeiro semestre de 2014, foram totalizadas 95 mortes e, em 2015, foram 85 mortes, uma queda de 10,5% no número de óbitos.

CNH CASSADA – Mesmo com o alto grau de violência registrada no trânsito em Roraima, o Governo do Estado informou, em nota, que apenas três motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada em decorrência de acidentes de trânsito. Em 2014, foram seis habilitações cassadas.

As punições, que são executáveis pelo Detran, conforme o Código Brasileiro de Trânsito, são: multa e suspensão do direito de dirigir, em casos como competição em via pública, dirigir alcoolizado, dentre outros.

Há ainda a suspensão do direito de dirigir, quando a carteira do condutor atinge 20 pontos no período de 12 meses. (L.G.C)