Social

Aumenta a oferta de cursos de nivel superior em Roraima 15886

Com Nada   

* Ouvindo o rádio ontem, ficamos impactados quando o locutor leu uma nota informativa de serviço da estatal local. Tudo porque, a referida nota era encerrada com a frase: “Maiores informações, pelo telefone”… Gente do céu, alguém dizer isso na internet, a gente até perdoa, mas uma nota oficial de uma empresa de economia mista enviada para um veículo de comunicação, é de morrer de vergonha alheia. Não existe maior ou menor informação, até porque esse adjetivo comparativo da língua portuguesa, diz respeito a tamanho e não se pode medir o tamanho de uma notícia. O certo seria, “outras informações”, ou “mais informações”,  e jamais “maiores informações”. #Prontofalei !  

 

Com Tudo  

* Nunca antes na história de Roraima, houve tanta oferta de cursos de nível superior, tanto por Instituições Públicas, quanto por privadas. São vários cursos de graduação, pós-graduação (Latu Sensu e Sticto Senso), em diferentes áreas do conhecimento. E pensar que até um tempo desses, as famílias tinham de se sacrificar para mandar os filhos estudar fora do Estado, porque aqui não tinha uma única faculdade, e em menos de três décadas Boa Vista se tornou uma verdadeira cidade universitária. Estudos comprovam que quanto maior o nível de instrução, melhores são as chances de uma boa colocação no mercado de trabalho. Então, só não estuda mesmo, quem não quiser. 

PUBLICIDADE

A deputada federal Helena Lima, ladeada pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho e pelo recém nomeado superintendente do DNIT/RR, Igo Brasil  

PUBLICIDADE

Novo Ataque  

* A semana começou movimentada na Terra Indígena Yamomami, mais exatamente na comunidade de Palimiú, onde invasores armados atiraram contra agentes da Força Nacional e Ibama e destruíram a Base que dava suporte ao cabo de aço no meio do rio, para impedir o acesso.  

* Primeiro, criminosos armados a bordo de 4 barcos, furaram o bloqueio do cabo de aço e abriram fogo contra o ponto de fiscalização. Mais tarde voltaram em (pasmem) 13 barcos e passaram pela barreira já destruída levando suprimentos para os garimpos que continuam ativos por aqueles lados. Esse foi o quinto ataque aos agentes da Lei em apenas 3 meses. Desta vez, de acordo com os relatos dos agentes, ninguém ficou ferido.  

Novo Ataque II 

* Então meu povo, temos destacado sempre aqui na Coluna, o que dizem as lideranças indígenas yanomami, com relação ao garimpo naquela Terra Indígena. Eles asseguram que, as operações de desintrusão para retirada de invasores, ainda nem chegaram perto das grandes balsas que atuam na mineração ilegal. E pelo visto, infelizmente, eles tem razão.  

* Senão como se justifica um bando armado a bordo de 13 barcos, enfrentar e vencer a policia, não só conseguindo furar o bloqueio, mas também destruindo a estrutura de fiscalização? Na verdade, isso só confirma, que a área está dominada pelas facções criminosas, conforme a própria polícia já declarou.  

Importante  

*O número de famílias no vermelho só vem aumentando. Em março, somente 10% das famílias roraimenses não estavam endividadas, conforme estudo da Fecomércio/RR. Este dado alarmante mostra a importância de ações que ajudem as pessoas a terem uma relação saudável com o dinheiro.  

* E é com este foco que o Sicredi está realizando uma série de ações, como parte da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), proposta pelo Banco Central. Até a próxima segunda-feira, 23, serão realizadas palestras sobre educação financeira voltadas para os públicos infantil, infantojuvenil, jovem e adulto. Esta é a segunda edição da ação no estado. 

Articulação  

* Única mulher de Roraima no Congresso Nacional, a deputada federal Helena Lima (MDB), vem demonstrando força e articulação em Brasília. 

É indicação dela a nomeação de Igo Brasil para a Superintendência do Dnit/RR e a articulação para a liberação de R$ 312 milhões para obras de recuperação e manutenção nas rodovias do nosso Estado. 

*Ontem, durante a assinatura das ordens de serviço para a execução de obras em três trechos da BR-174, o ministro dos Transportes, Renan Filho, rasgou seda francesa para a parlamentar. Ele garantiu que dará prioridade para recuperar o fecho da BR-174 que dá acesso ao município de Pacaraima e que a empresa permanecerá mobilizada durante todo o período de chuvas. 

Os diretores do Sistema S, Evandro Bezerra, José Maria Tupinambá, Veronildo Holanda, Tereza Mota e Yolanda Alves, na concorrida manifestação em defesa do Sesc/Senac, ontem na Parque Anauá   

PUBLICIDADE

#Rápidas  

*A Coluna de hoje é dedicada ao Dr. Marcio Rosa (Ministério Público do Estado), que nesta quarta-feira recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.  

* Também inaugurando idade nova hoje Cristina Andrade, Carla Patrícia Moraes, Domicio Cruz  Vera Lucia Oliveira  

* Quem tem curiosidade em saber como é a rotina de um cientista pesquisador, deve anotar essa as datas da edição 2023 do Pint Of Science, maior festival de divulgação científica do mundo.  

* A proposta do evento é gerar debates sobre ciência fora das universidades de forma leve, descomplicada e muito descontraída.  

* Neste ano, três bares de Boa Vista vão sediar os encontros regionais em Roraima, que já participou do Pint Of Science em outras três edições.  

* A coordenação local é das universidades Estadual (UERR) e Federal (UFRR) e os  alunos e professores das duas instituições ficam responsáveis por conduzir as rodas de conversa.  

A colega jornalista Consuelo Oliveira, completamente recuperada após delicada cirurgia cardíaca realizada pelo médico arritmologista Fábio Martins Nardo Botelho  

PUBLICIDADE

Tá Valendo 

Vivara 

* Roraima é o último estado brasileiro a ter uma loja da renomada marca Vivara. Presente em todos os estados da Federação, a famosa joalheira, abre sua loja em Boa Vista nesta quarta-feira.  

Exclusão  

* Contas não utilizadas serão excluídas pelo Google, incluindo Gmail e Drive. A exclusão se aplicará apenas para contas do Google de pessoas físicas e os acessos de organizações como escolas ou empresas não serão afetados.  

Nasser Sampaio, inaugurando idade nova nesta quarta-feira 

PUBLICIDADE