Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 15905

RECEITA DO DIA

Nhoque com Ragu de Linguiça

Por José Almiro – Canal Churrasqueadas

INGREDIENTES:

Nhoque

01kg de batata

200g de farinha de trigo

03 gemas de ovo

02 colheres de chá de sal

50g de manteiga

Noz Moscada e Pimenta-do-reino à gosto

Ragu de linguiça

800g de Linguiça calabresa

04 Tomates

01 cabeça de Alho

01 Cebola

01 pimenta dedo de moça

02 colheres de mel

200g de molho de tomate

01 colher de colorau

Fio de azeite

Sal e Pimenta-do-reino à gosto

Manjericão

50g de queijo parmesão

MODO DE FAZER:

Pegue as batatas inteiras, cruas e descascadas, faça muitos furos nelas, tempere com sal e pimenta-do-reino, pincele a manteiga, embrulhe no papel alumínio com duas a três voltas, e leve para a churrasqueira no braseiro forte (20 cm da brasa) por 40 minutos; Grelhe os tomates, pimenta dedo de moça, a cebola e o alho com cascas, e depois leve tudo para o liquidificador (cebola e alho sem casca), adicione o molho de tomate, fio de mel, de azeite, pitada de sal e de pimenta-do-reino, bata, acrescente colorau, e bata novamente. Reserve o molho.

Retire as batatas da grelha, coloque em uma forma. Reserve; Asse as linguiças de todas os lados.

Prepare a massa do nhoque: amasse as batatas, acrescente manteiga, até a massa ficar homogênea. Coloque as gemas, misture, adicione farinha aos poucos, misture até ficar consistente para enrolar. Tempere com noz moscada ralada, pitada de sal e misture. Pulverize a farinha em uma bancada, coloque uma quantidade de massa, e misture na mão. Pegue uma quantidade menor, abra a massa enrolando, e corte em cubos. Faça isso com toda a massa.

Em uma panela com água fervente, coloque o nhoque, quando subir a massa, retire, escorra, e coloque em um refratário. Para não grudar, passe um fio de azeite;

Prepare o ragu: corte em pequenos cubos a linguiça. Em uma frigideira, coloque a linguiça, o molho, misture bem, adicione manjericão picado, misture, acrescente o nhoque, misture, finalize com fio de azeite, queijo parmesão ralado, e está pronto para servir.

Rendimento: 5 porções  / Vídeo da receita

DIA NACIONAL DO CAFÉ, QUE TAL UM CAFEZINHO?

No dia 24 de maio se comemora nacionalmente o café. A bebida mais amada dos brasileiros, indispensável ao acordar, no café da manhã. Depois tomamos café como digestivo ao final da refeição, ou no meio da tarde para dar uma animada, ou simplesmente damos uma parada no trabalho para o cafezinho.

As plantas do gênero Coffea tem duas espécies: Canéfora e Arábica. O Arábica é historicamente  considerado como um café de qualidade superior por ter algumas características diferenciadas, uma delas é por se adaptar melhor em altas altitudes e clima ameno. O Canéfora, é mais produtivo, mais resistente, e aguenta um clima mais quente. Temos o Conilon com mais cafeína e o Robusta com menos cafeína.

Os cafés podem ser classificados como tradicionais ou extra-fortes, superior e gourmet segundo a classificação brasileira (ABIC). E na SCA (Speciality Coffee Association) existem os cafés especiais que possuem requisitos mais rígidos  como certificação de origem, através de técnicas sustentáveis.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café pelo menos uma vez ao dia.

Existem várias maneiras de preparar um bom café, as três formas são: coado, infusão e pressão/vácuo. Podemos utilizar o antigo coador de pano, ou o moderno filtro de papel. Ou optar por fazer a bebida na cafeteira elétrica, numa cafeteira italiana tipo Bialetti, ou ainda em uma máquina de café em cápsulas.

O café mais apreciado pelos brasileiros é por pressão, feito nas máquinas de expresso nas cafeterias por ser uma bebida mais intensa. Neste método de pressão e vácuo surgiram depois novas tecnologias e técnicas que prometem extrair o melhor do grão do café.

Mas sempre é preciso escolher um bom café, de preferência em grãos e fazer a moagem na hora, guardar o café em embalagem escura e no nosso caso, na geladeira para melhor conservação.

Para celebrar a bebida no dia 24, a barista Camila Furlin, proprietária da Luna Cafeteria vai fazer o evento “O café como cultura e conexão” a partir das 17 horas, com palestra sobre cafés especiais, diferenciais, benefícios e dicas de preparo. Haverá ainda uma degustação guiada com café de diferentes categorias e música ao vivo com a cantora Leka Denz.

A Luna Cafeteria fica na Avenida Luiz Canuto Chaves, 677 – loja 01, Caçari.

Sigam pelo Instagram @lunacafeteriabv e façam sua inscrição gratuitamente, vagas limitadas