Cotidiano

Medicina volta a ser o mais concorrido

Foram 1.541 candidatos que se inscreveram para disputar 28 vagas do curso de Medicina; a concorrência é de 55 pessoas por vaga

O curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) voltou a ser o mais concorrido entre os candidatos que irão prestar o vestibular da instituição este ano. Foram 1.541 estudantes inscritos para disputar uma das 28 vagas. A concorrência, que era de 41,9 pessoas por vaga em 2014, passou para 55 este ano. A divulgação da concorrência do Vestibular 2016 da UFRR foi feita na semana passada.

Além de Medicina, o curso de Direito está entre os mais disputados na categoria ampla concorrência. Foram contabilizados 331 inscritos para concorrer a uma das dez vagas de curso, que no ano passado teve a maior concorrência, com 57,3 por vaga, e este ano terá 33,1 candidatos para uma vaga.

Na disputa por cotas, os cursos de Direto e Enfermagem tiveram o maior número de inscritos na modalidade de aluno de escola pública com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo/per capita; ambos com 44 candidatos por vaga, superando o número de inscritos do segundo curso mais concorrido na modalidade ampla concorrência.

Aluno de cursinho pré-vestibular desde 2013, o jovem Dominique Castro, 19 anos, que irá concorrer a uma das vagas de Medicina pela terceira vez, comentou que tem uma rotina de estudos bastante puxada. “Venho para o cursinho pela manhã, à tarde estudo em casa e à noite, volto para o cursinho, onde fico até as 22h. Estudo 16 horas por dia e minha rotina é essa, inclusive aos sábados. Só tenho descanso no domingo”, disse.

Mesmo ciente da concorrência fervorosa pelo curso, ele afirmou que tem o sonho de ser médico “É uma área com a que me identifico, é bem vista e tem um retorno financeiro”, afirmou. Entre aulas de cursinho e simulados, o jovem relatou que chega a gastar até R$ 500,00 ao mês na preparação para o vestibular. “Eu invisto mesmo é nas mensalidades do cursinho e em aulas extras”.

O estudante do 3º ano do ensino médio Ítalo Beltrami, que sempre estudou em escola pública, disse que está confiante em passar no vestibular. “Morava no interior e vim para Boa Vista porque aqui tenho mais condições. Há diferença de quem estuda em escola pública para quem estuda em particular, mas acredito que valem o esforço e a dedicação de cada um. Estou na expectativa de conseguir uma das vagas, estou confiante e creio que vou conseguir passar”.

PROVAS – A Universidade Federal de Roraima divulgou na segunda-feira, 16, os locais de aplicação da prova objetiva do Vestibular 2016.  Este ano a UFRR oferta 796 vagas para as modalidades Prova Integral/PI e Processo Seletivo Seriado/PSS/E3-3ª etapa, distribuídas entre 38 cursos de graduação da UFRR, com ingresso no primeiro e segundo semestres letivos de 2016.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 29 de novembro, das 8h às 13h, para Prova Integral e PSS/E3 e das 8h às 11h para PSS/E1 e E2. A prova de habilidades específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo será no dia 6 de dezembro, das 9 às 12 horas. (L.G.C)