Cotidiano

População reclama de atraso nos serviços de laboratórios

De acordo com uma moradora, após a terceirização do atendimento, o serviço piorou.

O aumento da demanda nos laboratórios clínicos privados após o credenciamento feito pela Prefeitura de Boa Vista (PMBV) tem causado descontentamento em parte da população. Quem procurou hoje (18) um laboratório de análises clínicas, localizado na Rua Barão do Rio Branco, teve que esperar muito tempo para ser atendido.

Nas imagens encaminhadas para a Folha, é possível visualizar um grupo de pessoas em pé, aguardando do lado de fora, para solicitarem exames de saúde.

“Eu cheguei aqui 7h50 da manhã”, disse uma fonte que não quis se identificar. “E depois de duas horas que fizeram o meu cadastro pra depois fazer a coleta, com mais ou menos umas 30 pessoas na minha frente”, afirmou.

“Eu acho desumano por que não tem como sentar. A gente fica aqui fora, em pé, no calor e com fome, sem poder comer. Sei que o pessoal não tem culpa, mas eu acho errado porque a Prefeitura tirou os laboratórios dos postos de saúde e com isso fica abarrotado”, reclamou. “Não fez nada de melhorar, só fez foi piorar”.

Conforme a fonte, uma funcionária do laboratório fez o atendimento de um senhor de cadeira de rodas, inclusive a coleta de sangue, na parte de fora da unidade de saúde. “Não tinha como ele entrar. Teve uma senhora também que passou mal esperando”, afirmou.

A denunciante reclamou ainda que o atraso nos procedimentos de rotina atrapalha outras atividades. “Deixei de ir trabalhar por conta do exame, achando que era rápido”, relatou.

OUTRO LADO

Acionados pela Folha, a Prefeitura respondeu que o credenciamento do serviço laboratorial veio para garantir maior conforto e agilidade no atendimento à população. “Anteriormente a prefeitura possuía laboratórios em apenas cinco Unidades Básicas de Saúde, com equipamentos defasados e materiais escassos. As unidades realizavam cerca de 4 mil exames por mês e os resultados eram entregues com prazo de 30 a 60 dias. Hoje, com o credenciamento do serviço laboratorial, são realizados mais de 40 mil exames por mês, com um custo menor e mais rapidez na entrega dos resultados, que saem na mesma semana”, diz a nota.

Além disso, a PMBV informou que já está providenciando o credenciamento de mais clínicas para ampliar os serviços laboratoriais. “A ideia é ampliar a rede com postos de coleta em todas as seis macro áreas do município. Com isso, o usuário não precisará se deslocar até uma unidade prestadora de serviço, o que diminuirá as filas e oferecerá maior conforto à população”, concluiu.