Cotidiano

Barracas irregulares são retiradas

Entre os vendedores que estão autorizados a ficar no local foram instaladas barracas de forma irregular

Vendedores que atuavam de forma irregular no estacionamento do Centro Comercial Caxambu, na extensão da Avenida Sebastião Diniz, foram retirados do local pela prefeitura, nesta quarta-feira, 18. As barracas ocupavam o espaço sem possuir cadastro junto à Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur).

O representante dos ambulantes do Caxambu, Marcelino Pontes, informou que, desde o início da ocupação do estacionamento, há quase dois anos, todos foram alertados que o local era provisório e que eles seriam redirecionados para outro endereço. “Sabemos que não iremos permanecer aqui para sempre. Na época, a prefeitura nos organizou e fez um cadastro. Eles enfatizaram que iriam construir outro complexo para nos alocar. Enquanto isso não acontecesse, poderíamos ficar aqui sem preocupação”, explicou.

Pontes relatou que, há cerca de um ano, outros ambulantes começaram a ocupar os espaços vagos das barracas que haviam sido autorizadas pela prefeitura. “De uns tempos pra cá, as pessoas viam o espaço e entravam para vender alguma coisa. Aí congestionou, atrapalhando os vendedores regularizados e também os clientes”, disse.

PREFEITURA – Segundo a Prefeitura de Boa Vista, a ação foi pacífica e contou com a colaboração dos ambulantes. Foi disponibilizado um caminhão para transportar a estrutura das barracas desmontadas e os pertences dos ocupantes do local. Devem permanecer no lugar cerca de 30 vendedores com autorização para praticar o comércio.

“A gente tem um número de pessoas cadastradas que estão aguardando um novo local que a prefeitura vai preparar. Enquanto isso, essas pessoas vão continuar aqui. Já os que não têm cadastro, a gente está encaminhando para Emhur, que é quem pode dá a autorização, caso haja espaço”, explicou a coordenadora do Programa Braços Abertos, Elizabete Oliveira.

Durante a ação também foram retiradas do local seis barracas padronizadas da Feira do Garimpeiro, que não podem ser montadas em outros locais. Elas foram levadas para a Emhur, onde os responsáveis devem se dirigir e comprovar a concessão.

A prefeitura informou que os fiscais da Emhur vão permanecer no Centro Comercial Caxambu para evitar que os vendedores ambulantes retirados do estacionamento ocupem as calçadas. O grupo de ambulantes autorizado a continuar no estacionamento é acompanhado pelo programa Braços Abertos.

“Esse grupo vai fazer cursos de capacitação para que no ano que vem, quando eles tiverem o espaço definitivo cedido pela prefeitura, já estejam preparados para desenvolver um negócio regularizado e de sucesso, que é o que a gente quer para todos os pequenos comerciantes da cidade”, concluiu Elizabete. (I.S)