Política

Fórum anuncia criação do Conselho de Governadores da Amazônia Legal

Objetivo é fortalecer os estados nos aspectos político, econômico, social e ambiental

Durante a abertura do 12º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que acontece no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia em Belém, no Pará, foi anunciada a criação do Conselho de Governadores da Amazônia Legal. A governadora Suely Campos está presente no evento.

A informação foi dada pelo anfitrião do encontro, o governador do Pará, Simão Jatene, para fortalecer os estados nos aspectos político, econômico, social e ambiental. A decisão foi tomada em reunião fechada com a presença dos nove governadores antes do início do evento.

Segundo a governadora Suely Campos, esse conselho concretiza a união que os governantes da Amazônia vêm sedimentando desde o início do ano, para que o Brasil possa implementar uma efetiva política de desenvolvimento sustentável para a região, e não uma política voltada exclusivamente para a conservação do bioma.

O detalhamento do funcionamento desse conselho será definido durante o fórum, previsto para encerrar no final da tarde desta sexta-feira.

ENCONTRO

Este é o terceiro encontro realizado este ano, em busca de solução para problemas comuns à região.

A compensação financeira pela redução do desmatamento na Amazônia é o principal tema da pauta, que vai tratar ainda da repactuação da Agenda Criança Amazônia e da participação dos estados da Amazônia na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 21), em Paris, no mês de dezembro. Essa convenção vai definir o novo acordo climático mundial.

Antes da abertura do Fórum, os secretários de Meio Ambiente se reuniram para minutar a Carta de Belém, documento que será assinado pelos governadores, ao final do fórum. Uma das propostas, segundo o diretor da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Rogério Campos, é a criação de um fundo da Amazônia para captação de recursos nacionais e internacionais para viabilizar a política ambiental e desenvolvimento sustentável da região.

Os secretários de ação social também tiveram encontros prévios para finalizar a pactuação da Agenda Criança Amazônia. Segundo a secretária-adjunta da Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Analice Monteiro, um dos destaques é a implantação do fórum da criança Amazônia para fortalecer a agenda, com os sete compromissos que os governadores assinarão logo mais.

Com informações da Secom