Política

Executivo sanciona lei que beneficia pessoas com dislexia

Os editais de concursos deverão ter na ficha de inscrição campo obrigatório para que o candidato possa identificar sua condição de portador de dislexia

O Executivo Estadual sancionou nesta sexta-feira, 20, a lei 1.019, tornando obrigatório aos concursos públicos em Roraima apresentar critérios específicos para avaliação de pessoas portadoras de dislexia.

O projeto é de autoria da deputada Lenir Rodrigues (PPS) e foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Conforme a lei, os editais de concursos públicos de provas ou de provas e títulos deverão ter na ficha de inscrição o campo obrigatório para que o candidato possa identificar sua condição de portador de dislexia.

Para a deputada Lenir Rodrigues, “esses critérios para a prova, com a apresentação do laudo médico que comprova a dislexia por parte do candidato, haverá garantia de que essas pessoas, que são inteligentíssimas e são ativas, poderão contribuir com o serviço público e com a sociedade”.

Explicou que essas pessoas só precisam ter um acompanhamento no dia da prova, ou seja, um auxiliar para leitura das questões da prova.

“Somente isso porque o conteúdo elas saberão responder”, disse.

Enquanto crianças, estudantes, os pais que identificam algum problema na aprendizagem, há testes com equipes multidisciplinares nas escolas do Estado e do município e elas podem ter um acompanhamento especializado por meio de salas multifuncionais.

DISLEXIA

A dislexia é um distúrbio da linguagem ou leitura. Pesquisas realizadas em vários países mostram que cerca de 5% a 17% da população mundial é disléxica.

O problema não é a má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição socioeconômica ou baixa inteligência.

É uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda mudanças no padrão neurológico.

Invariavelmente, os disléxicos têm dificuldade para ler e consequentemente para compreender, decodificar e interpretar textos, tendendo a ler e interpretar o que ouve de forma literal (não consegue compreender o sentido implícito).

Além disso, também pode apresentar dificuldades com a memória visual ou auditiva, o que lhe atrapalha, e às vezes impede, na ‘automatização’ da leitura e da escrita.

Por tudo isso, tende, ainda, a ser mais lento no que se refere à leitura e interpretação cie textos.

Pode ainda apresentar dificuldade em compreender os enunciados dos problemas da matemática, decorar tabuadas.

Os dislexos apresentam também muita dificuldade em aprender um segundo idioma.