Durante participação no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, a prefeita Teresa Surita (PMDM) anunciou que o antigo prédio da Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), situado na Avenida Capitão Júlio Bezerra, bairro 31 de Março, zona Norte, abrigará a nova sede da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Smtran).
Conforme Teresa, a concessão de uso será de 20 anos e o local passará por uma minuciosa recuperação. “Nós conseguimos com o Governo Federal, que nos cedeu a concessão de uso do prédio por 20 anos, um convênio com o Programa Calha Norte para fazermos a recuperação daquele prédio. Então, todos os serviços da secretaria sairão do antigo local onde estão e virão para cá. Isso vai possibilitar uma centralização maior das ações e, sem dúvida, vai dar ação de resposta mais eficaz para a população”, disse.
A mudança deverá ocorrer até o final do próximo ano. A sede da secretaria está localizada na BR-174 sul, próximo ao anel viário. Outra instituição que também deverá ser beneficiada com a ação é a Guarda Municipal, órgão que também é vinculada à Smtran.
Segundo o superintendente da entidade, Daniel Mangabeira, o projeto já está pronto, aguardando apenas a autorização para o início das atividades de revitalização do prédio. “A mudança para aquele espaço vai facilitar e muito o nosso trabalho, principalmente a questão estratégica. O local onde a Guarda atualmente está alojada é muito distante. Ou seja, fica quase fora da cidade. O nosso acesso rápido para atendimento de ocorrência, a resposta à população, principalmente nas praças, fica bem comprometido”, disse.
A Guarda Municipal de Boa Vista conta com cerca de 300 agentes, que fazem a segurança de locais públicos no município, como órgãos públicos e praças. Para o próximo ano está previsto o ingresso de mais 80 agentes, que estão em fase de formação. “Mudando para a antiga Cobal vai tornar as coisas mais fáceis. O atendimento ao público e a facilidade de acesso das pessoas às ações da Guarda irão melhorar em praticamente todos os sentidos, dando uma maior sensação de segurança à população”, frisou. (M.L)