Cotidiano

Alunos da Escola de Música de Roraima recebem novos instrumentos

Entrega dos materiais será realizada hoje, 24, a partir das 18h, no auditório da Emur, e contará com uma programação especial de apresentações musicais

Os alunos da Escola de Música de Roraima (Emur) passarão a contar, a partir desta terça-feira, 24, com novos instrumentos e acessórios. O Governo do Estado de Roraima investiu cerca de R$ 191 mil reais na aquisição de materiais por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

São mais de 60 instrumentos entre teclados, bumbos, guitarras, trompetes, violinos, pandeiros, triângulos, baterias e outros. Além disso, foram adquiridos mais 86 acessórios. O incentivo é essencial para que os alunos melhorem suas habilidades durante as aulas de instrumentos de corda, percussão e sopro.

A entrega será feita nesta terça-feira, dia 24, a partir das 18h, no auditório da instituição, com uma programação musical que também celebra o Dia do Músico, comemorado no último dia 22.

A programação musical e cerimônia de entrega dos instrumentos contarão com as apresentações do Conjunto de Flautas e Coral da Emur, além dos artistas Eliakin Rufino, Zeca Preto e Tamie Timóteo.

PROJETO DE AQUISIÇÃO

A verba para a compra dos instrumentos veio de um projeto da Associação de Pais e Mestres da Emur, aprovado pela Secretaria da Cultura (Secult). Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a empresa Brasferro apoiou o projeto e, conforme as diretrizes da lei, terá dedução fiscal equivalente a 80% do investimento aplicado.

O secretário interino de Cultura, Francélio Hardi, explicou que o Governo do Estado destina 3% da receita anual recolhida pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para apoiar produções culturais. Ele enfatizou que a gestão tem trabalhado para resgatar e fomentar a cultura local, além de valorizar a educação por meio da arte.

“A Escola de Música tem um papel importante ao despertar talentos. Temos estimulado a produção e a criação musical ao oferecer um ensino de qualidade, e a aquisição desses instrumentos só vem a somar nos serviços ofertados pela instituição”, garantiu.

A diretora da Emur, Dorli da Silva Guerra, pontuou que a instituição existe há 33 anos e já formou centenas de profissionais. Atualmente, cerca de 900 alunos estão matriculados em cursos gratuitos ministrados por professores com habilidades específicas para cada área. “A escola sempre teve uma procura grande e a finalidade é sempre melhorar as condições de ensino desses alunos. O repasse desses instrumentos faz parte da política de qualidade e ensino que buscamos sempre oferecer”, frisou.

Com informações da Secom