Cotidiano

Operadoras cumpriram apenas 65% das metas da telefonia móvel

Anatel divulgou relatório que avalia a qualidade dos serviços de banda larga fixa, telefonia móvel e fixa e TV por assinatura

A Agência Nacional de Telecomunicações disponibilizou em seu site na internet uma nova área com conteúdo sobre a qualidade dos serviços de banda larga fixa (Serviço de Comunicação Multimídia – SCM), telefonia móvel (Serviço Móvel Pessoal – SMP), telefonia fixa (STFC) e TV por Assinatura (STVA).

A nova página consolida os indicadores das prestadoras, coletados no período referente ao primeiro semestre de 2015, e traz uma série de informações, como a análise do desempenho e o ranking das prestadoras, conforme o cumprimento das metas dos indicadores estabelecidos para cada serviço.

Também estão disponíveis relatórios com informações detalhadas sobre a qualidade da prestação dos serviços e a base de dados com o histórico de indicadores de todas as prestadoras.

No relatório da telefonia móvel, o cumprimento de metas das operadoras que atuam em Roraima ficou em 65% no primeiro semestre de 2015, considerando a média de todas as empresas.

Nesse período, a Vivo ficou em primeiro lugar no ranking, com 80,4% das metas cumpridas. Logo atrás apareceu a Claro com 72%.

A Nextel, com 71% ficou na terceira posição, e a Tim, em quarto com 63,7%. A Oi ficou na última posição com 45,1% das metas cumpridas.

Os Estados onde as operadoras alcançaram os menores percentuais de cumprimento de meta foram o Pará (56,1%), o Maranhão (57,3%), a Bahia (61,2%) e o Rio de Janeiro (63%).

Por outro lado, os Estados que apresentaram melhores resultados foram Alagoas (74,5%), Paraíba (74%), Mato Grosso do Sul (73,5%) e Santa Catarina (72,5%).

Números gerais

O relatório da Anatel avalia 14 indicadores definidos no Regulamento de Gestão da Qualidade (RGQ-SMP), aprovado pela Resolução nº 575/2011, os quais demonstram o desempenho das prestadoras com mais de 50 mil acessos em quatro aspectos: reação do usuário, rede, conexão de dados e atendimento.

Cada indicador possui uma meta associada que corresponde ao desempenho mínimo estabelecido para a adequada qualidade do serviço em cada área geográfica definida na regulamentação.

Considerando os indicadores de todas as prestadoras monitoradas no primeiro semestre de 2015, o percentual de cumprimento de metas do serviço alcançou 68,1%.

Esse patamar ficou em linha com o verificado nos anos de 2012 (66,97%), 2013 (68,75%) e 2014 (68,78%).