Cotidiano

Táxi-lotação quer reajustar tarifa em 20%

Pedido de aumento, que ainda será analisado pela Emhur, aponta aumento de custos devido ao preço da gasolina e manutenção

O Sindicato dos Taxistas Condutores Autônimos de Veículos Rodoviários, Transportes Rodoviário Autônimo e Similar de Carga e Passageiro do Estado de Roraima aponta o elevado preço do combustível, que tem sofrido reajustes nos últimos meses, como principal motivo para a categoria buscar aumento do valor das tarifas do táxi-lotação em Boa Vista.

De acordo com o presidente do sindicato, Marino Costa, a documentação solicitando reajuste de 20% foi enviada para a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), que irá analisar. “O motivo principal é o valor do combustível. No entanto, a gasolina não é a única causa. Há também custos para manter o funcionamento do automóvel, tendo em vista a manutenção devido ao desgaste do carro, que engloba troca de óleo, pneus e peças”, disse.

O aumento está programado para o início do próximo ano. “Se aprovado, a partir de janeiro o valor subirá de R$ 3,40 para R$ 4,10. É um pedido por condições de trabalho. Inclusive, os cálculos mostram que estamos abaixo da inflação. Não temos como continuar desta maneira”, disse Costa.

Segundo ele, a categoria está trabalhando no vermelho e precisa desse reajuste. “Pedimos à população paciência, pois somos prejudicados da mesma maneira. O Governo Federal é o responsável pelo aumento de impostos, por isso estamos igualmente insatisfeitos com a situação”, frisou, complementando que, caso o preço da passagem não aumente, não haverá condições de prestar serviços de qualidade à sociedade.

PREFEITURA – Em nota, a Emhur informou ter recebido as propostas de aumento do valor das tarifas e que o Conselho de Transporte Coletivo irá se reunir para analisar as solicitações. “A reunião ainda não tem data para ocorrer. Somente a partir deste estudo é que será determinada a aprovação ou não das propostas. Após decisão, o documento seguirá para análise e homologação da prefeitura municipal”, destacou. (B.B)