Cotidiano

Nove mil farão vestibular no domingo

Maior preocupação da Comissão Permanente de Vestibular é com os candidatos que não encontram o local de provas e com os que chegam atrasados

Neste domingo, 29, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizará o vestibular 2016. A prova integral e PSS/E3 (objetiva e redação) vão ocorrer das 8h às 13h. O PSS/E1 e o E2 serão das 8h às 11h. São mais de nove mil inscritos concorrendo a 796 vagas, que são distribuídas entre os 38 cursos de graduação disponíveis na instituição. Os aprovados ingressarão no 1º e 2º semestres letivos de 2016.

O presidente da Comissão Permanente de Vestibular (CPV) da UFRR, Antônio Giocondi, falou sobre algumas dificuldades enfrentadas pelos candidatos no dia da prova. “Nos últimos anos, muitos estão perdendo a oportunidade de prestar vestibular por não encontrarem o local onde irão realizar o teste. Isso acontece pela falta de atenção e acompanhamento do edital, onde está claro que o candidato deve estar presente uma hora antes”, disse, referindo-se à procura antecipada do local.

“Os pais ou responsáveis devem estar cientes para facilitar o translado e promover a calma, ou seja, evitar a correria, que provoca cansaço físico e mental aos participantes”, complementou Giocondi. Além disso, destacou outros problemas. “Algumas pessoas não apresentam a identificação necessária. Infelizmente, na hora da avaliação, esquecem documentos oficiais ou levam fotocópia, que não é aceito. Outros lamentavelmente o perdem e não registram Boletim de Ocorrência”, explanou.

RECOMENDAÇÃO – De acordo com o presidente da CPV, é indispensável alimentação adequada pelo candidato, dormir bem na noite anterior à avaliação e acordar cedo para chegar com uma hora de antecedência.

Para fazer a prova, o candidato deve portar caneta esferográfica de corpo transparente, de tinta azul ou preta. Também não pode rasurar o cartão de resposta, pois, caso aconteça, será eliminado, além de portar documento oficial de identificação com fotografia.

Para Giocondi é importante ler atentamente a prova. “A partir daí, fazer as questões que sabe, deixando as mais difíceis para o final. Deve observar o tempo, ter preparo e tranquilidade. Essas são as receitas para fazer uma boa prova”, frisou.

Os locais de prova e o manual do candidato, além do mapa da UFRR, estão disponíveis no site da instituição: www.ufrr.br. (B.B)