Cotidiano

Levantamento aponta municípios de RR em alerta e risco

Isso significa que mais de 4% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito

O resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) indica 199 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika.

De Roraima quatro municipios foram citados no Lira, sendo um em estado de alerta contra a doença: Alto Alegre com índice de 7,8.

Isso significa que mais de 4% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito.

Além das cidades em situação de risco, o LIRAa identificou municípios em alerta, com 1% a 3,9% dos imóveis com focos do mosquito.

Em Roraima, três municipios estão nessa siutação: Bonfim com 1,7; Caracaraí 3,3 e Caroebe 1,4 estão em alerta para a dengue.

Com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada, destacam-se Amajari com 0%.

O levantamento identificou a presença do mosquito Aedes albopictus, que pode também transmitir a chikungunya.

Entre as 18 capitais que o Ministério da Saúde recebeu informações sobre o LIRAa, Boa Vista com 0,4% está entre as dez com índices satisfatórios.

CRIADOUROS

A metodologia permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros, por região.

Os resultados reforçam a necessidade de intensificar imediatamente as ações de prevenção contra a dengue, em especial nas cidades em risco e em alerta.