Cotidiano

UFRR registra abstenção de 15%

Cerca de 1,4 mil candidatos deixaram de comparecer para a prova, segundo dados da Comissão Permanente de Vestibular (CPV)

O vestibular 2016 da Universidade Federal de Roraima (UFRR), aplicado neste domingo, dia 29, registrou 15% de abstenção. Segundo a Comissão Permanente de Vestibular (CPV), 1.469 dos 9.680 candidatos inscritos não compareceram aos locais de prova. No processo seletivo de 2015, a abstenção foi de 20% e o número de inscritos ultrapassava os 11 mil.

Ao todo, foram ofertadas 796 vagas para as modalidades Prova Integral/PI e Processo Seletivo Seriado/PSS/E3-3ª etapa, distribuídas entre 38 cursos de graduação. O mais concorrido foi Medicina, com 55 candidatos disputando uma vaga, seguido por Direito e Engenharia Civil, com 33,1 e 21,7 de ampla concorrência, respectivamente.

Segundo o presidente da CPV, professor Antônio Giocondi, o gabarito preliminar foi disponibilizado ainda no fim da tarde de ontem no portal da instituição na internet, no endereço eletrônico www.ufrr.br/cpv. “Aqueles que deixaram os locais de prova após o meio-dia tiveram a oportunidade de levar o caderno de provas. Quem saiu antes, pode baixar o caderno na internet e verificar as questões”, explicou.

A prova objetiva foi composta de questões de múltipla escolha nas disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática e Química. Na mesma oportunidade, os candidatos fizeram prova de redação. Os temas disponíveis eram: Família, escola, sociedade e violência: Onde estamos errando?; Migração de tefugiados; e Transformações que o mundo passou nas últimas décadas.

Os temas disponíveis para a redação não agradaram a todos os candidatos. A estudante Maria Souza, 17 anos, concorreu a uma das vagas para o curso de Medicina. Ela afirmou que esperava que outros temas fossem abordados. “Na sala de aula, no decorrer do ano, pensamos em vários temas que poderiam ser abordados, como a operação Lava-Jato, zika vírus e outros temas de relevância. Acabei escolhendo a questão da migração”, disse.

A autônoma Cleide dos Santos, 45 anos, concorreu a uma das vagas do curso de Ciências Sociais. “Achei a prova boa, pois passei o ano me dedicando aos estudos. Em relação à redação, escolhi o tema da migração, pois foi um dos mais abordados pela mídia nos últimos meses”, pontuou.

DEMAIS PRAZOS – Os candidatos que pretendem entrar com recursos referentes ao gabarito preliminar terão até amanhã, dia 1º de dezembro. Os resultados e o gabarito oficial serão divulgados no dia 15 de dezembro. O resultado preliminar com as notas da redação e prova objetiva estará disponível no dia 4 de janeiro.

Quem desejar entrar com recurso nesta etapa, terá até o dia 2 de fevereiro. A classificação final será divulgada no dia 8 de fevereiro. O semestre 2016.1 está previsto para iniciar no mês de abril, ainda sem data definida. (I.S)