Cotidiano

Moradores cobram término de obras na avenida Sol Nascente

Via passa por obras de drenagem e esgotamento sanitário, de responsabilidade da Prefeitura de Boa Vista e Governo do Estado, respectivamente

Moradores da avenida Sol Nascente, no bairro Raiar do Sol, Zona Oeste da Cidade, estão inconformados com a demora nas obras realizadas no local. Conforme os moradores, há mais de oito anos a população do bairro sofre com a buraqueira das ruas, a sujeira e muita poeira. “Já veio aqui todo tipo de representante, governo e prefeitura, mas eles fazem de qualquer jeito e largam a obra sem terminar”, disse Antônia Maria, aos de 72 anos, portadora de problemas respiratórios, cardíacos e musculares.

“Hoje eu tenho todos os problemas possíveis desenvolvidos por causa de toda essa sujeira. De tanto limpar e fazer movimentos repetitivos, eu não consigo segurar muitas coisas com as mãos. Além disso, inalei tanta poeira que tenho problemas respiratórios e cardíacos. Vivo deitada numa rede e nada é feito para resolver nem o meu problema e nem o do bairro”, relatou a aposentada.

Antônia Maria destacou ainda que os buracos abertos pelas empreiteiras no bairro estão acumulando mosquitos, causando muitos transtornos para os moradores. “Depois das seis da noite, fica impossível passar por alguns lugares, fora a proliferação de dengue, da chikungunya e ainda tem a tal da zika”, disse.

Para o empresário e funcionário federal, Jonatas Figueiredo Dantas, os problemas na região afastaram os clientes do comércio, obrigando muitos lojistas a fecharem as portas. “Não tem movimento. Quem quer passar numa rua como essa, cheia de poeira e buracos? Eu tinha uma frutaria e tive um prejuízo de mais de R$ 60 mil porque não tinha para quem vender e fui obrigado a fechar meu comércio. E isso não aconteceu só comigo. Tem gente que passou a vida economizando para abrir seu comércio, que não foi para frente. É lamentável!”, afirmou.

Ele explicou que é morador do bairro há anos e que nunca viu uma obra concluída no local. “Eles vêm aqui, abrem tudo, fazem o que querem e vão embora. Enquanto isso, nossas casas ficam sujas, nossas crianças ficam doentes, nossos carros quebram e nada é resolvido. Tudo o que nós queremos, e que é nosso direito, é que isso acabe logo e toda essa situação passe”, pediu. (J.L)

Governo e Prefeitura afirmam que obras trarão melhorias para o local

Em resposta às reivindicações dos moradores da avenida Sol Nascente, no bairro Raiar do Sol, Zona Oeste da Cidade, Governo do Estado e Prefeitura de Boa Vista esclareceram que as obras no local são para melhorar as condições de vida dos moradores.

Em nota, a administração municipal afirmou que a via está recebendo serviços de drenagem para evitar acúmulo de água, principalmente no período de inverno, serviço realizado pela gestão municipal. “No entanto, a prefeitura informa que uma obra de esgoto também está sendo realizada pelo Governo do Estado no mesmo local, o que já dura alguns meses. A avenida deve ser asfaltada quando os serviços de drenagem e esgoto, o último de responsabilidade estadual, forem concluídos”, disse a nota.

Além disso, o Executivo Municipal destacou que uma série de obras está em andamento na Capital para melhorar a qualidade de vida da população. “A gestão entende que isso causa transtornos, pois muda a rotina das pessoas. No entanto, pede compreensão, pois os transtornos passam e os benefícios das obras ficam”, concluiu.  

Já a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado explicou que as obras da avenida Sol Nascente fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) – Esgotamento Sanitário de Boa Vista sofreram atraso no cronograma devido aos cortes de recursos realizados pelo Governo Federal. “Devido ao atraso no repasse dos recursos federais, que sofreram redução em 2015 em todo o País, Roraima também está sofrendo as consequências. Mas, especificamente para esta avenida, a previsão de conclusão é para ainda este mês de dezembro”, frisou a nota enviada à Folha.

No entanto, o Governo do Estado afirmou estar empenhado em buscar, em Brasília (DF), a garantia e a aceleração na captação de recursos por meio da bancada parlamentar de Roraima e promovendo, ainda, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), o aceleramento das obras com os recursos disponíveis, reduzindo o prazo para pagamentos das medições e intensificando a fiscalização.

“É importante esclarecer que todas as obras causam transtorno, inclusive as particulares, realizadas dentro das próprias residências de cada cidadão. Entendemos que a poeira e o transtorno das escavações nas ruas incomodam, mas para se ter melhorias é preciso passar por um certo tempo de incômodo, mas depois os benefícios serão muito mais importantes”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura, Flamarion Portela.

Para concluir, o Governo do Estado afirmou que atualmente as obras compreendem a 4ª etapa do esgotamento sanitário, que incluem além do Raiar do Sol, os bairros Caimbé, Nova Canaã, União, Jardim Caranã, Olímpico, Jardim Tropical, parte do Centenário, Professor Aracelis Souto Maior, Tancredo Neves, Buritis, Cambará, Jóquei Clube, Sílvio Botelho, Nova Cidade, Senador Hélio Campos, Pintolândia e Cinturão Verde, e 5ª etapa nos bairros Alvorada, Equatorial, Sílvio Leite, parte do Nova Canaã, Cambará, Asa Branca, Jóquei Clube, Raiar do Sol, Bela Vista e Nova Cidade. (J.L)