Com o objetivo de limpar as praias e mananciais de Boa Vista, a Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) desenvolve, desde o mês de setembro, o projeto socioambiental “Caer nos Rios”. Em quatro edições, as instituições parceiras e os colaboradores já retiraram cerca de quatro toneladas de lixo das águas da Capital. A quinta edição, que ocorrerá no próximo dia 10, marca o fim das ações em 2015.
O presidente da Caer, Danque Esbell, destacou que o principal objetivo da ação é monitorar o Rio Branco e seus mananciais. “Queremos conscientizar os banhistas, pescadores e ribeirinhos da necessidade da preservação dos rios e dos riscos que a prática de jogar lixo nestes locais pode proporcionar”, explicou.
Ele frisou que em cada uma das quatro edições foi coletado cerca de uma tonelada de lixo. “Em todas as ações, contamos com o apoio das instituições parceiras. Se não fosse por esse trabalho em equipe, não teríamos chegado a esse resultado”, disse.
Além das ações de coleta, o projeto também trabalha em parceria com 19 escolas da rede estadual de ensino. “Nós levamos palestras sobre o tema para os alunos destas instituições. O objetivo é torná-los multiplicadores do conhecimento adquirido para que no futuro não precisemos mais juntar lixo das águas”, disse.
O presidente da Caer destacou que a participação da sociedade também é importante. “Temos feito esse trabalho justamente para atingir a população. Quem nos procurar, será muito bem-vindo. É importante que as pessoas se conscientizem quanto à necessidade da preservação de nossos rios e mananciais e que contribuam não jogando lixo nesses locais, mas sim nos locais adequados”, observou.
INTERIOR – Esbell informou ainda que a ação já passou pela região do Tepequém, no município de Amajari, norte do Estado. “Queremos levar o “Caer nos Rios” para outras localidades. De 10 a 12 de dezembro, iremos percorrer o Sul do Estado para coletar lixo dos rios e conscientizar a população da importância de manter esses locais limpos, assim como fizemos nas demais localidades”, disse.
PARCEIROS – Além da Caer, Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Colégio Militar e Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) participam da campanha. (I.S)