Política

Lei obriga governo a usar cores da bandeira do Estado nos prédios públicos

O tema já foi alvo de recomendação do Ministério Público ao Governo do Estado para que substituísse as cores utilizadas nas escolas que estavam passando por reforma com as cores verde, vermelho, azul e branco

Foi aprovado, na sessão de hoje (2) da Assembleia Legislativa, com 13 votos a favor e 4 contra, o projeto de lei que obriga os órgãos públicos a adotar as cores da bandeira do estado de Roraima na pintura dos prédios públicos do estado.

A finalidade da lei é padronizar a identificação dos prédios, sejam eles alugados ou de propriedade do governo. Conforme o projeto aprovado, caberá a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) a disposição das cores verde, vermelho, azul e branco, que deverão ser adotadas nas áreas internas e externas dos prédios.

No início do ano, o Ministério Público Estadual notificou o governo do Estado com uma recomendação para que providenciasse a substituição das cores adotadas nas escolas que passaram por reforma. De acordo com a notificação do MP, as escolas foram pintadas com as cores do partido da atual governadora.

Conforme a recomendação, “o uso de cores, na gestão pública, coincidentes com aquelas utilizadas em campanha eleitoral por determinado partido político, coligação ou candidato, pode ser caracterizado como símbolo voltado para a promoção pessoal”.

Para o deputado George Melo (PSDC), autor do projeto, a lei traz economia, visa valorizar as cores da bandeira, além de evitar políticas populistas. “Temos visto exemplos de governos, como o da Venezuela, que usa do dinheiro e dos bens públicos como se fossem suas propriedades. Fora a economia, porque vamos evitar que cada governo que assuma gaste milhões trocando as cores e maquiando os prédios”, explicou Melo.

O projeto de lei segue agora para sanção governamental.

Com informações da ALE