Cotidiano

Aplicação das políticas públicas para deficientes físicos é tema de conferência

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Roraima (Coedi/RR), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realiza até hoje, no auditório do Corpo de Bombeiros, bairro Pricumã, zona Oeste, atividades da I Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
A ação conta com a participação de 30 delegados dos municípios do Estado e de representantes do Ministério Público de Roraima (MPRR) e do Conselho Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade), além de entidades não governamentais e membros da sociedade civil organizada.

“Sabemos que o nosso país possui uma legislação bem consistente em relação aos direitos dessas pessoas, só que o que precisamos é garantir de fato a aplicabilidade dessas políticas. Esse é o momento ideal para promover essas discussões, não só com todas as pessoas que têm deficiência, mas também com toda a sociedade”, afirmou a presidente do Coedi, Maria Auxiliadora Evangelista.

Com o tema ‘Desafios na implantação da Política da Pessoa com deficiência’, a conferência tem como objetivo principal discutir o cumprimento das políticas públicas para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência física no Estado. Segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 21,2% da população do Estado possuem algum tipo de deficiência.  

“De cinco anos para cá, muita coisa mudou, mas, no geral, essas pessoas ainda sentem vergonha de se mostrar para a sociedade. Então, nós queremos mostrar que, se elas se mostrarem, cobrando a aplicação das políticas públicas, terão mais oportunidades de qualificação e, consequentemente, vaga garantida no mercado de trabalho, em concursos públicos ou em quaisquer outros segmentos da sociedade”, destacou.

No primeiro dia da conferência, houve a realização de uma palestra magna com o juiz Rodrigo Furlan e a pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Maria das Graças Santos, além dos debates dos eixos temáticos propostos na ação (gênero e deficiência; órgãos gestores e instâncias de participação social; e interação entre os poderes).

Para hoje, está programada a continuação das discussões dos eixos temáticos e votadas e aprovadas as 15 diretrizes que serão apresentadas na IV Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, evento que ocorrerá no período de 25 a 27 de abril de 2016, em Brasília. Foi confirmada ainda a assinatura da mensagem governamental que cria o Fundo Estadual para a Pessoa com Deficiência. A ação contará com a presença da governadora Suely Campos (PP).

Para a representante do Conade, Valdenora da Cruz Rodrigues, as discussões do evento servem de estímulo para que a sociedade se integre na promoção e no respeito dos direitos das pessoas com deficiência. “Garantir os direitos dessas pessoas é fundamental para a sociedade, porque dá a elas o respeito que elas merecem, pois são cidadãs como todas nós, que possuem os mesmo talentos, mas que de uma maneira em geral não possuem as mesmas oportunidades. Então, acredito que as discussões em Roraima serão de grande ajuda para todo o país”, frisou. (M.L)