Entretenimento

Alimentos orgânicos e qualidade de vida

Uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes faz bem à saúde.

RAISA CARVALHO Editoria de cultura [email protected]

Uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes faz bem à saúde. Porém, o uso de agrotóxicos nos produtos que chegam à mesa do consumidor tem preocupado uma boa parcela da população, levando-a a questionar os reais benefícios desses alimentos.

Por esta e outras novas posturas dos consumidores, a alimentação orgânica tem ganhado espaço. Seus produtos são livres de pesticidas, sementes geneticamente modi?cadas e fertilizantes químicos. Além disso, o seu sistema de cultivo observa as  leis da natureza e o equilíbrio ecológico. Todo o manejo dessas lavouras é feito no respeito e na preservação ao meio ambiente.

Rossana Tartari é uma produtora orgânica, ela é uma dos membros da Hortivida, uma Associação dos produtores Orgânicos em Roraima, em seu quintal ela produz a clorofila de trigo, brotos comestíveis e feijão Mayashi. Ela dotou uma alimentação orgânica, na busca por uma qualidade de vida.

Ela produz a clorofila de trigo, brotos comestíveis e feijão Mayashi

Segundo a produtora, alimentos orgânicos, além de serem mais saborosos e saudáveis, contribuem para um mundo melhor, gerando oportunidade para agricultura familiar e pequenos produtores.

Clorofila do Trigo é uma das fontes vegetais mais ricas em vitaminas A, B eC

“São alimentos sem agrotóxico e sem adubo químico, esses itens que ingeridos ao longo do tempo podem fazer muito mal a saúde das pessoas” relata.

Ela explica que o procedimento na hora de fazer as receitas é um pouco trabalhoso, para isso, é necessário possuir um extrator próprio da clorofila. “Não uso o liquidificador para não perder as fibras, uma polpa de 20 ml de clorofila de trigo equivale as mesmas vitaminas e fibras de 1kg de folhas verdes” relatou Rossana.

Alimento orgânico

Agricultura Orgânica que na Legislação Brasileira de 2007 tem como objetivos a auto-sustentação da propriedade agrícola, a oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional, isentos de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente, o respeito à integridade cultural dos agricultores e a preservação da saúde ambiental e humana.

O que são brotos comestíveis?

São sementes germinadas colhidas prematuramente para conservar a energia vital do alimento, com alto valor nutritivo.

Entre os brotos comestíveis estão o de feijão, o de bambu, o de alfafa, o de quinua e o de girassol. De acordo com a nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta, outro benefício dos brotos é a capacidade de desintoxicar o organismo e de auxiliar no processo de cicatrização.  

Os brotos devem ser consumidos “in natura” (sem aquecimento ou congelamento) e podem ser usados em sucos, molhos para salada, nas próprias saladas e em sanduíches. A durabilidade dos brotos é de, em média, 7 dias.

Clorofila do Trigo

As propriedades medicinais do trigo jovem, ainda em erva, são muito diferentes das do trigo que se usa normalmente na alimentação. Fonte de clorofila, aminoácidos, minerais, uma das fontes vegetais mais ricas em vitaminas A, B e C, rico em enzimas, ferro e oxigênio, a erva de trigo é um super alimento.

A clorofila do Trigo pode ser ingerida através de sucos e saladas

Estudos em laboratório indicam que a clorofila purifica o sangue, previne cáries dentárias, ajuda a digestão, promove a desintoxicação do fígado, mantém o equilíbrio da tiróide, limpa os órgãos internos, melhora a função capilar, dá suporte às hormonas sexuais, desintoxica o corpo de contaminantes químicos inorgânicos e ajuda a aumentar o número de células brancas no sangue. A clorofila do Trigo pode ser ingerida através de sucos, saladas e diversas receitas. Onde encontrar alimentos orgânicos:

Alimentos orgânicos são cultivados e produzidos sem o uso de agrotóxicos e aditivos químicos que prejudicam a saúde. Os produtores da Hortivida comercializam esses produtos todos os sábados pela manhã na Praça do Caçari, conhecida como Amoca.

Dentre os produtos que podem ser adquiridos estão alface, rúcula, couve, coentro, cebolinha, açaí, tomate, macaxeira, banana, mamão, graviola, almeirão, escarola, rabanete, quiabo, maxixe, feijão verde, coco, pupunha, alface americana, batata doce, salsa, abóbora, pimenta de cheiro, pimenta ardosa, acerola, limão, laranja, banana-passa, frangos caipira, ovos, requeijão e poupa de frutas.  

No mesmo local também pode ser encontrado o “Empório da Quitanda Orgânica”, que oferece produtos 100% naturais. Os telefones para contato são 8123-4027 e 9162-6587. O email é o [email protected]. Contato com Rossana Tartari.