Cotidiano

Apenas 70 concorrentes faltaram

Prova foi aplicada na manhã de ontem no próprio Colégio Militar e nas Escolas Estaduais Gonçalves Dias e Monteiro Lobato

Mais de mil estudantes se inscreveram para o seletivo do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Militar Estadual (CME) Coronel Derly Luiz Vieira Borges. As provas foram aplicadas no CME e nas Escolas Estaduais Gonçalves Dias e Monteiro Lobato, das 8h às 12 horas, de ontem, 6. Apenas 70 candidatos não compareceram nos locais de prova, o que representa 6,3% do total de inscritos.

De acordo com o diretor do CME e coordenador geral do certame, tenente coronel Evandro Dias, a instituição educacional está oferecendo 108 vagas. Destas, 100 vagas são para o 6º ano, quatro para o 9º ano (turno vespertino) e quatro vagas para a primeira série do Ensino Médio (vespertino). “Os candidatos tiveram quatro horas para fazer a prova objetiva e a redação”, disse.

Ele explicou o motivo da grande procura pelo Colégio Militar. “É um colégio bastante conceituado. Temos um diferencial na questão da disciplina e os pais acreditam no nosso trabalho. Temos conseguido bons resultados, estamos sempre reforçando a parte pedagógica. Acredito que isso tem feito a diferença”, ressaltou. Atualmente estudam no CME 400 alunos, sendo 200 no turno matutino e 200 no vespertino.

A jornalista Débora Arraes aguardava, em frente à escola, o filho Felipe Arraes, que concorre pela primeira vez a uma vaga na instituição. “Acredito que os pais ficam mais ansiosos que os filhos. A gente acompanha toda a preparação deles. O dever de casa foi feito, estamos confiantes. Agora é só aguardar”, afirmou.

Segundo ela, o Colégio Militar é uma referência em educação no Estado. “É uma escola que tem condições de dar um prumo para a vida das crianças. Seja na questão de disciplina, de ordem e de responsabilidade que são fatores importantes na vida de qualquer pessoa”, frisou a jornalista.

Deise Franco também aguardava a filha Gabriela Franco, que participa do seletivo pela primeira vez. “É o primeiro concurso dela e a gente fica na expectativa. Ficamos mais nervosos do que eles”, relatou. Sobre a opção pelo CME, disse que os pais sempre procuram o melhor para os filhos.

Ana Fabrícia, que concorre a uma das vagas para o Ensino Médio, está otimista. “O tema da redação foi sobre Desenvolvimento Sustentável. Não foi difícil, porque tinha muitos textos na prova falando sobre o tema. A minha expectativa é boa porque me preparei para a prova”, disse.

Quem também concorre a uma das vagas para o Ensino Médio é Rita de Cássia Araújo. Para ela, a prova foi boa. “Não estava nem tão difícil nem tão fácil. Estava com um conteúdo bom, quem estudou com certeza passa”, afirmou confiante na aprovação.

Gabarito foi divulgado na tarde de ontem

Ontem à tarde, 6, os concorrentes já puderam ter acesso às provas e aos gabaritos do processo seletivo para o Colégio Militar Estadual Coronel Derly Luiz Vieira Borges. O gabarito preliminar das 20 questões objetivas – 10 de Português e 10 de Matemática – está disponível no site (www.colegiopmrr.com.br).

O resultado final está previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira, 14, juntamente com a correção da prova de redação. “Aí temos os dias para contar com os recursos, e até o dia 17 deste mês já estaremos com a lista dos candidatos devidamente classificados”, explicou o diretor do CME e coordenador geral do certame, tenente coronel Evandro Dias.