A praça que recebeu o nome de um dos jogadores mais famosos da Seleção Brasileira de Futebol também é uma das mais conhecidas da cidade. Depois de mais de um ano fechada para reforma, a Praça Mané Garrincha foi entregue aos moradores do bairro Tancredo Neves completamente modificada. A reinauguração ocorreu na noite de sexta-feira, 4.
A nova Mané Garrincha ganhou iluminação de LED, piso permeável para não acumular água, aparelhos de ginástica para quem quiser se exercitar ao ar livre, pista de skate, playground com piso emborrachado para a diversão da criançada, um campo de futebol de areia, duas quadras de vôlei de areia, acessibilidade e espaço para o programa Academia Aberta.
Os frequentadores vão poder registrar, postar e compartilhar todas as novidades da praça nas redes sociais. O espaço conta com wi-fi liberado para a população, que também vai se divertir com mais segurança. Um posto da Guarda Civil Municipal foi instalado no local.
A reforma deixou a aposentada Joanita Pereira, de 60 anos, encantada. Ela é moradora do bairro Tancredo Neves há 22 anos e se surpreendeu com a nova praça. “Antes estava tudo quebrado, não dava nem gosto de vir pra cá. Agora está diferente, tudo reformado, novo. Está muito bonito!”, elogiou.
A auxiliar de serviços gerais, Magnólia Barbosa, de 45 anos, também fez questão de conferir como ficou a Praça Mané Garrincha e aproveitou para trazer o neto Miguel, de 2 anos, para brincar no playground. “A praça está linda! As crianças precisavam de um local como esse para brincar. Espero que as pessoas cuidem desse espaço”, comentou.
Os comerciantes também estão de casa nova. São 20 novos quiosques e duas lanchonetes. A praça de alimentação recebeu o nome de um dos primeiros vendedores de carne de sol do local, seu Marabá, que faleceu em 2009. A iguaria, que deu fama à Praça Mané Garrincha, tem espaço garantido.
É da venda de carne de sol que a dona Elizete Bezerra de Oliveira, de 41 anos, tira o sustento da família. Ela trabalha no quiosque da cunhada e contou que as duas pegaram carona na reforma da praça e investiram no negócio. “Nós compramos geladeira, fogão, freezer… tudo novo por causa da reinauguração. A expectativa é aumentar o faturamento, já que a praça vai atrair mais visitantes”, disse.
CAPACITAÇÃO – Os pequenos comerciantes que ocupam os quiosques e lanchonetes foram capacitados por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista, o Sebrae-RR e o Senai. Eles fizeram cursos sobre como gerir os negócios e melhor atender a clientela.
A reforma da Praça Mané Garrincha foi uma emenda apresentada pela prefeita Teresa Surita, na época em que atuava como deputada federal, em 2010. Os recursos são do Ministério do Turismo com contrapartida da Prefeitura de Boa Vista.
Teresa Surita destacou que a reforma foi pensada para oferecer um espaço moderno, acessível e seguro para a população. “É mais um presente de natal para Boa Vista. A Praça Mané Garrincha está toda recuperada, agora com a Guarda Civil Municipal presente aqui todo o tempo. É um espaço adaptado e de qualidade que essa região precisava para as pessoas conviverem com o esporte e com tantas coisas que uma praça contribui para a qualidade de vida da população. Estou muito feliz de poder fazer essa entrega e peço que as pessoas cuidem desse lugar”, enfatizou.
Vândalos depredam praça menos de 48 horas após reinauguração
Dois dias depois de reinaugurada, a Praça Mané Garrincha, no bairro Tancredo Neves, foi alvo de vândalos. Os moradores próximos denunciaram à Folha a ação de vândalos e a depredação do local. Segundo eles, indivíduos estão danificando o patrimônio público e prejudicando o desenvolvimento social.
Um morador, que preferiu anonimato, falou sobre o assunto. “É inadmissível que em menos de 48 horas a praça esteja assim. Em outros lugares podemos ver que as instalações estão em perfeito estado de conservação”, disse o cidadão, referindo-se à Praça da Bandeira, no Centro.
“Fico me perguntando onde está a educação do povo. Assim como me questiono se é preciso contar com policiamento 24 horas para evitar esse tipo de ação. É muito triste. A pessoa que fez isso desrespeita toda sociedade”, completou.
Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a população deve ser a principal parceira no combate aos atos de vandalismo, denunciando quem os pratica. “A denúncia pode ser feita à Polícia Militar, pelo telefone 190, ou à Guarda Municipal, no telefone 153. Conforme o artigo 163 do Código Penal, vandalismo é crime e a pena pode variar de seis meses a três anos de detenção, além de multa”, afirmou.
A administração municipal informou ainda, que o infrator poderá ser responsabilizado por crime contra o patrimônio público. “A prefeitura esclarece que a Guarda Municipal realiza constantemente rondas ostensivas pela região”, concluiu. (B.B)