Cotidiano

Dilma virá amanhã entregar apartamentos

Os 2.992 apartamentos serão entregues pela presidente da República em solenidade que será iniciada às 11h, desta quarta-feira

Representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Governo do Estado anunciaram na tarde de ontem, em coletiva realizada na sede da Superintendência do banco estatal, que os 2.992 apartamentos do Residencial Vila Jardim, do Programa Federal Minha Casa, Minha Vida, localizado no bairro Cidade Satélite, zona Oeste, serão entregues às famílias nesta quarta-feira, 9.

De acordo com o superintendente regional da Caixa, George Gress, a entrega dos apartamentos será iniciada às 11h, com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), que visitará o Estado pela segunda vez este ano. “Com a entrega dessas unidades, alcançaremos 6,4 mil casas e apartamentos entregues, totalizando a entrega de todos os empreendimentos contratados com recursos do FAR [Fundo de Arrendamento Residencial]”, disse.

Esta é a segunda alteração na data da viagem presidencial a Roraima. O primeiro anúncio, feito na semana passada, era de que Dilma  viria no dia 27 de novembro, data que foi transferida para o dia 8. Por conta do feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, a agenda da presidente foi novamente alterada e a viagem confirmada para amanhã.

Além de inaugurar o Residencial, a presidente irá acompanhar, via satélite, em Boa Vista, as solenidades de entrega de outras 7.970 moradias do Minha Casa, Minha Vida nos municípios de Rio Largo (AL), Luís Eduardo Magalhães (BA), Caxias (MA), Capitão Poço (PA), Itupiranga (PA), Tomé-Açu (PA) e São Gonçalo (RJ), que será transmitida em tempo real nos municípios.

Conforme o superintendente da Caixa, a entrega das quase três mil unidades em Boa Vista representa cerca de 47% de atendimento do déficit habitacional existentes em todo o Estado. “Esse déficit não é necessariamente da população de baixa renda, mas sim no geral. É um índice de cobertura extremamente elevado em relação ao desenvolvimento do programa”, destacou.

Segundo ele, com a construção do Residencial Vila Jardim, os recursos aplicados do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Roraima, ultrapassam os R$380 milhões. “Desde 2009, com o lançamento do programa, já entregamos 6.431 unidades no Estado, que foram assinadas, contratadas e produzidas”, afirmou.

A secretária estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos, informou que todos os contemplados com os apartamentos serão acompanhados por assistentes sociais, até que haja a adaptação. “É uma determinação da governadora, afinal de contas é uma mudança radical de pessoas que moravam em casas simples e passarão a morar em um condomínio”, disse.

Para ela, a inauguração do Vila Jardim gerará grande impacto social nas famílias. “É um novo bairro que nasce, estamos falando de mais de 10 mil pessoas que irão morar nessas unidades. Certamente estaremos próximos, avaliando e respondendo com projetos sociais, principalmente na geração de renda a essas famílias”, destacou.

O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), Rafael Alves, responsável pelo cadastro das famílias no empreendimento, explicou como funcionou a seleção das famílias contempladas. “Utilizamos a Portaria 595, onde foram atualizados mais de 10 mil cadastros, que passaram por sorteio. Tudo foi declaratório, as pessoas declararam as condições delas e foram montados dossiês para a Caixa avaliar os perfis. Todos os contratos foram assinados e agora chegamos à fase de entrega das chaves”, frisou. (L.G.C)