Política

Abel Galinha se desfilia do PDT e lança pré-candidatura à Prefeitura

Saída do PDT é para que ele possa concorrer à Prefeitura Municipal de Boa Vista, nas eleições municipais do próximo ano

O coordenador da bancada roraimense em Brasília (DF), deputado federal Abel Galinha, se desfiliou do Partido Democrático Trabalhista (PDT), sigla pela qual se elegeu vereador em 2012 e deputado federal no ano passado. Para 2016, o objetivo do parlamentar é candidatar-se à Prefeitura de Boa Vista.

Em entrevista à Folha, Abel afirmou que está filiado ao recém-criado Partido da Mulher Brasileira (PMB), mas que ainda conversa com o Democratas, antiga sigla do vice-governador Paulo César Quartiero. “Hoje, estou filiado ao PMB. Mas estamos desenvolvendo as alianças políticas com outras siglas, como o DEM”, disse.

Questionado sobre o motivo de sua saída do PDT, o parlamentar afirmou que “não tem nenhum motivo especial” e que é amigo do presidente estadual do partido, o senador Telmário Mota. “Eu sou pré-candidato a prefeito. Então, nós estamos costurando aliança com alguns partidos onde eu possa ter uma sustentação melhor. Minha mudança visa esse projeto político”, frisou.

Abel disse ainda que conta com o apoio do ex-partido, caso não tenham um candidato próprio. “Não tem porque não me apoiar. Mas se lançarem candidato, não tem problema. Vamos disputar a eleição”, comentou.

Sobre a escolha do Partido da Mulher Brasileira, o deputado federal justificou: “Vamos fazer políticas públicas com todas as mulheres”. A sigla já tem uma representação estadual em Roraima e ele irá nomear em breve os diretórios estadual e municipal, ou seja, estruturar o partido.

“Acho que está surgindo um novo grupo político em Roraima. Os grupos políticos vão passando e os novos têm que fluir. Temos que abrir a porta para o futuro, para os jovens, para que a gente possa juntar a experiência e a juventude, força de vontade e coragem. A eleição é um processo democrático e temos que ter várias opções para o eleitor”, avaliou. (V.V)