Polícia

Homem é assassinato a tiros na Vila de Entre Rios, em Caroebe

Policiais militares da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar dos municípios de São João da Baliza e Caroebe, região Sudeste de Roraima, a cerca de 360 quilômetros de Boa Vista, se deslocaram no final da tarde desta quinta-feira, 10, para atender a uma ocorrência de homicídio na Vila de Entre Rios, que fica a cerca de 35 quilômetros da sede de Caroebe.

De acordo com os policiais, o crime aconteceu por volta das 17h, quando Evandro Soares da Rocha, de 31 anos, matou, por motivo fútil, Francisco das Chagas Mendes Catanhede, de 22 anos que recebeu pelo menos dois tiros de espingarda calibre 20.

Ao chegarem ao local, os policiais receberam informações de que o infrator, após cometer o assassinato, se deslocou para a casa dos pais e comentou sobre o crime. Ao ouvir o relato, a irmã do homicida se dirigiu até a Vila de Entre Rios, que fica a aproximadamente 15 quilômetros adiante pela BR 210, na direção do rio Jatapu.

Depois de encontrar os policiais e constatar a morte, a mulher contou para a guarnição de serviço que o irmão estava na casa dos seus pais. A Polícia Militar partiu em diligência para o local indicado e, ainda nas proximidades do lote da família, começaram a fazer abordagens nas residências.

Chegando à casa dos pais, descobriram que a motocicleta foi abandonada e o infrator empreendeu fuga caminhando por outros terrenos. Após duas horas do início das incursões e oito horas depois do crime, capturaram o foragido que estava nos fundos de um lote.

Segundo a PM, ao ser encontrado o homem não resistiu à prisão e confessou o homicídio, afirmando que se tratava de uma vingança, quando na noite da quarta-feira, 9, a vítima conteve uma briga entre Rocha e sua ex-mulher.

Um dos policiais destacou que Mendes, ao impedir a violência doméstica, disse ao acusado que ele não iria agredir a mulher enquanto estivesse por perto. No dia seguinte, 11, ainda revoltado, ele viu o jovem passar enquanto abria o bar, do qual era proprietário, momento em que pegou a espingarda e efetuou dois disparos, sendo que um deles atingiu a cabeça. A vítima foi socorrida, mas morreu minutos depois devido à perda de massa encefálica.

O criminoso foi conduzindo à Delegacia de Polícia Civil de São João da Baliza para que as providências policiais fossem tomadas. Para a polícia, ele era considerado perigoso e na ficha de antecedentes criminais consta que ele responde por violência doméstica e ameaça.

Por volta das 2h desta sexta-feira, 11, uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) chegou à vila para fazer a remoção do corpo. Ainda na manhã desta sexta-feira, após exame, o corpo foi liberado para os familiares realizarem o sepultamento. (J.B)