Cotidiano

Moradores recebem orientação de combate ao Zika Vírus

Equipe de humanização da Prefeitural percorreu as ruas do bairro Jardim Olímpico no sábado, 12, para alertar e conscientizar a população sobre os riscos de se contrair o vírus

Com o crescente número de casos de microcefalia no Brasil, relacionados ao Zika Vírus, o Ministério da Saúde lançou no último dia 5 de dezembro o Plano Nacional de Enfretamento ao caso em todo o país. Aderindo à mobilização nacional, a equipe de humanização da Secretaria Municipal de Gestão Social percorreu as ruas do bairro Jardim Olímpico no sábado, 12, para alertar e conscientizar a população sobre os riscos de se contrair o Zika Vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, também vetor da dengue e chikungunya.

Cerca de 30 servidores foram mobilizados para esta ação de conscientização, que, além de conversar com os moradores, entraram nas residências e deixaram panfletos da Campanha “Boa Vista contra o ZikaVírus”. Plínio Fernando, superintendente de Desenvolvimento Social, é quem coordena a equipe de humanização. Ele declarou que a prefeitura está fazendo a sua parte e as pessoas só precisam eliminar de seus terrenos as possíveis ameaças.

“Estamos passando de casa em casa conscientizando as pessoas no cuidados que elas devem ter com seus terrenos, porque podem ter focos do mosquito. Pedimos para olhar os quintais, se vermos algo que pode ser um criadouro, alertamos e colocamos dentro dos sacos de lixo para serem recolhidos”, declarou o superintendente.

A residência da dona de casa Luzia Cardoso foi uma das visitadas e elogiadas pela equipe. A senhora de 61 anos de idade mantém seu quintal sempre limpo, mas declarou que se entristece quando os vizinhos não têm essa mesma atitude. “Muito bom a prefeitura fazer esse trabalho, entrar nas casas e mostrar onde está o erro. Por mais que esse assunto seja o mais falado no momento, sempre tem vizinhos que deixam a desejar e acabam prejudicando não só a sua saúde, mas a dos outros também”, declarou.

A intenção é visitar durante este mês de dezembro os cinco bairros de Boa Vista que tiveram os maiores índices de infestação pelo mosquito. De acordo com as vistorias feitas pelos agentes de combate à endemias e o Exército Brasileiro, o bairro Jardim Olímpico obteve o índice de 4,76%, no União foi de 3,27%, Operário 3,7%, Bela Vista 3,57% e no Equatorial o número foi de 3,3%. Entre os meses de outubro e inicio de dezembro, 18 bairros já foram vistoriados.

“Boa Vista contra o ZikaVírus”

A campanha da prefeitura foi intitulada “Boa Vista contra o ZikaVírus” que envolve todas as secretarias municipais. Os adolescentes do Dedo Verde realizam ações nas escolas particulares; a Secretaria Municipal de Educação promoverá palestras e orientações nas escolas municipais; a Secretaria de Saúde realiza constantemente ações de combate ao mosquito, além de acompanhar as ocorrências nas Unidades Básicas de Saúde. E a Gestão Ambiental já iniciou uma ação limpeza nos bairros Bela Vista e Operário com o intuito de combater o mosquito transmissor de doenças.