O programa Ater Mais Gestão, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está com inscrições abertas para selecionar até mil empreendimentos da agricultura familiar em todo o país. As inscrições vão até dia 20 de janeiro e podem ser realizadas via internet, no site do MDA, ou na sede do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima (Iacti-RR), que está coordenando o projeto no Estado.
Para esclarecer as dúvidas dos pequenos agricultores sobre o programa, a diretora de Pesquisa e Tecnologia em Gestão Territorial do Iact-RR, Ana Maria de Souza, esteve na Rádio Folha AM 1020 e falou durante o Programa Agenda da Semana, na manhã deste domingo, 13, que o projeto tem o objetivo de levar informação a cooperativas ou associações de pequenos agricultores para capacitá-las em gerenciamento de mercado, ensinar os pequenos a vender seus produtos e obter mais renda, e também formar conselheiros administrativos e fiscais que gerenciem os empreendimentos.
“Nós queremos que essas associações e cooperativas saibam como gerir o negócio e obter mais lucro, que façam esse trabalho em equipes de pequenos produtores e tragam mais lucro a todos e menos dor de cabeça também”, explicou a diretora.
Para participar do Ater Mais Gestão é necessário que a cooperativa ou associação tenha a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica nos mercados, principalmente institucionais, como o do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Além disso, é necessária a cópia física ou digital do estatuto social do empreendimento.
O Iacti-RR irá colocar as coorporativas ou associações selecionadas pelo projeto à frente dos Centros de Difusão de Tecnologia (CDTs), que estão sendo instalados no Estado. “Por este motivo nós estamos convocando, principalmente, aquelas associações de pequenos agricultores, que estão no entorno dos nossos CDTs, que são o do Mel, no Cantá; o da Piscicultura, em Mucajaí; o do Leite, em Alto Alegre, e o da Fruticultura, em Caracaraí, para fortalecê-las e torná-las capazes de se auto administrarem e façam uso das ferramentas do centro para alavancar a agricultura familiar local”, ressaltou Ana Maria.
Para a diretora, a oportunidade é única. “Esses produtores irão receber vários treinamentos e terão acesso às várias ferramentas do MDA para desenvolver os seus negócios. Irão se qualificar para construir um plano de ação e renda, além de ter um retorno muito maior e se fortalecer. Serão independentes para gerir seus recursos e terão todo o suporte técnico e tecnológico para isso”, analisou a diretora do órgão.
Após o prazo final das inscrições, o resultado da seleção será divulgado ainda no mês de janeiro de 2016. Logo depois, será feito o diagnóstico da cooperativa, construção de Plano de Aprimoramento participativo, implementação e acompanhamento de resultados.
MAIS GESTÃO – O programa promove o fortalecimento de cooperativas da agricultura familiar por meio da qualificação de seus sistemas de gestão (organização, produção e comercialização). O objetivo é qualificá-las e garantir o acesso a mercados, especialmente ao aberto pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
É um programa que usa metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) específica para cooperativas da agricultura familiar. Isto, porque as cooperativas da agricultura familiar têm sido, de forma crescente, confrontadas com a exigência de aprimorarem suas práticas de gestão, de modo a alcançarem melhores resultados de mercado e renda para seus cooperados.
A gestão dos empreendimentos é entendida em sentido amplo, como a coordenação de seus recursos, processos e estruturas, para a consecução das finalidades políticas, sociais e econômicas dessas cooperativas.
O desenvolvimento da metodologia do “Mais Gestão” configura-se como um esforço preliminar de diagnóstico e enfrentamento desses desafios. Trata-se de uma metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) baseada, em larga medida, em ferramentas de apoio à decisão, visando o aprimoramento das diferentes áreas funcionais das cooperativas: organizacional, comercial, industrial, ambiental, financeira e pessoal. (J.L)