Cerca de 50 funcionários terceirizados que prestam serviços de limpeza e conservação no Hospital Geral de Roraima (HGR) se reuniram na manhã de sábado, 12, em frente ao Pronto Atendimento Airton Rocha para cobrar o pagamento dos salários atrasados. Segundo eles, a empresa responsável, a Cometa Ltda., vem atrasando o vencimento dos servidores há três meses.
O representante do movimento, Waldernes dos Santos Silva, afirmou que a manifestação teve o objetivo de informar o Governo do Estado sobre a situação que os trabalhadores vêm enfrentando. “Queremos que os governantes entendam que nós somos funcionários e que prestamos o serviço e queremos receber por isso. Muitos estão sendo despejados, por que moram de aluguel. Outros estão com água e luz cortadas, por que as empresas não querem saber se nós recebemos nossos salários ou não. Nossa situação está caótica e queremos uma resposta”, explicou.
Conforme os servidores, até a noite de sexta-feira, 11, a empresa havia feito somente o pagamento referente ao mês de setembro. Eles denunciaram que, além do atraso de salários, estão sem receber as parcelas do 13° salário e gratificações referentes às férias.
Eles alegaram ainda que, por várias vezes, já procuraram a direção da empresa, que afirma não ter recebido o dinheiro do Governo do Estado. Por outro lado, eles também procuraram a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que alegou ter repassado os valores à empresa. “Enquanto isso, nós estamos sendo os palhaços da história.
Vivemos de promessa e de pressão. Por que se nós pararmos os serviços, como somos terceirizados, eles dizem que vão rescindir nosso contrato e pronto. E todos os dias eles falam que vão nos pagar, mas o pagamento nunca vem. Estamos cansados e pagando para trabalhar, pedindo emprestado e tirando de onde não temos. Só queremos que cumpram com os nossos direitos”, alegou Silva.
COMETA – A diretoria da Cometa Ltda. informou que está elaborando para hoje, 14, um relatório contendo todos os repasses e pagamentos dos funcionários durante os últimos quatro meses. “Iremos esclarecer a todos a situação detalhadamente para que não haja dúvidas das nossas ações e de como agimos com compromisso com os nossos funcionários”, disse, por telefone, uma sócia da empresa.
GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que o repasse à empresa foi feito na sexta-feira passada, por volta das 12 horas. Sobre obrigações trabalhistas, afirmou que deve ser visto junto à empresa, pois os repasses de responsabilidade do Governo do Estado já foram atualizados. (J.L)