Cotidiano

Procon Boa Vista alerta consumidores sobre novo golpe aplicado em Boa Vista

Golpistas fingem ser de uma empresa de telefonia celular dizendo que o usuário da linha foi sorteado

De acordo com o Procon Boa Vista, os usuários de telefones celulares devem redobrar nos cuidados ao receberem ligações de DDD desconhecidos em razão de um novo golpe, praticado em todo o país que chegou recentemente a Boa Vista.

O golpe é aplicado geralmente com uso do prefixo 85, porém, o farsante finge ser de alguma empresa de telefonia celular dizendo que o usuário daquela linha foi  contemplado com  um  prêmio no valor de R$ 10 mil, além de uma cozinha completa de uma marca conhecida. Dizendo ser funcionário da operadora, o golpista informa seu número de crachá e um número de protocolo falso.

Segundo o Procon, o autor da fraude diz que não precisa de nenhum dado do contemplado, pois ele possui todos os dados do usuário. A suspeita é de que essas informações tenham sido adquiridas por meio de cadastros ilegais, que são confirmadas na ligação com o usuário.

Além disso, o golpista cita nomes de lojas e artistas nacionalmente conhecidos remetendo a um nome de alguma promoção qualquer. 

“Ao final, é dito que o contemplado tem apenas 40 minutos para ir até sua agência bancária onde a pessoa possui conta corrente ou poupança, para receber o prêmio. O golpista solicita ainda que a vítima não desligue o telefone durante o trajeto até a instituição bancária, reforçando que aquela ligação está sendo gravada”, explica Sabrina Tricot, coordenadora executiva do Procon Boa Vista.   

Ao chegar no caixa eletrônico, o farsante pede pra sua vítima digitar o número 5 e que, neste momento, a ligação será transferida para o gerente financeiro da agência bancária que vai pagar ao suposto contemplado o valor prometido. Neste momento, o golpe é realizado por meio de programas de computador que transferem créditos para celular ou valores para contas dos golpistas.  

“A ação trata-se de uma fraude. Ou seja, para concorrer a algum prêmio, de alguma operadora ou qualquer outra promoção, primeiramente o usuário deve cadastrar-se na referida promoção, sendo que os sorteados são contatados por telefone somente após terem seus nomes publicados na seção de ganhadores no site da operadora ou da promoção. É muito importante que o consumidor faça a leitura do regulamento ao cadastrar-se em alguma promoção para não cair em nenhum golpe”, reforça Sabrina. 

Fique de olho

O Procon Boa Vista recomenda que antes de tomar qualquer iniciativa, o consumidor tenha ciência de que tenha participado da promoção. Para isso, seu nome deve obrigatoriamente estar publicado na seção de ganhadores do site da promoção ou conforme o regulamento de alguma operadora. 

“Mesmo que a lista tenha a última atualização datada há algumas semanas, não existe a possibilidade de você ser um ganhador se seu nome não estiver indicado. Se você não participou da promoção, não há como ser um ganhador”, diz a coordenadora. 

A forma de contato também deve estar no regulamento de cada promoção. Portanto, o contato não deve ser diferente do que está divulgado no site, caso contrário, trata-se de uma fraude. Sabrina ressalta que existem promoções idôneas de operadoras e programas de televisão e lojas parceiras, mas são  restritas   aos   clientes   das   operadoras participantes.

PROCON BOA VISTA

Caso o usuário tenha qualquer dúvida quanto a veracidade da ligação, pode entrar em contato com o setor de atendimento ou fiscalização do Procon Boa Vista para obter mais informações e orientações de como agir em casos desta natureza. O órgão está localizado no Terminal João Firmino Neto, 1º andar, sala 2.  Ou então entrar em contato por meios dos telefones 3625-2219 ou 3625-6201 e ainda pelo e-mail [email protected].

Com informações da PMBV

Segundo o presidente, Ornildo Roberto, diálogo com o novo secretário de Educação confirmou a manutenção do antigo acordo estabelecido entre as partes (Foto: Diane Sampaio)