Cotidiano

Procon alerta população sobre golpes em nome de operadoras

Criminosos que se passam por funcionários de operadoras de telefonia oferecendo prêmios em troca de transferência de créditos para celular e depósitos em contas bancárias voltaram a fazer vítimas. Apesar de a prática ter se tornado comum, alguns desavisados ainda caem no golpe. Em Boa Vista, o Procon já solicitou investigações a respeito dos golpistas.

Segundo o responsável pelos atendimentos no Procon Boa Vista, Márcio Amorim, as ligações geralmente são originadas no Estado do Ceará, Nordeste brasileiro, onde o prefixo é o número 85. “Em 95% dos casos as ligações são feitas de dentro de um presídio. O preso se passa por atendente de uma operadora de telefonia móvel e anuncia que o cliente ganhou um prêmio de R$ 10 mil”, disse.

Ele disse que os criminosos informam que a pessoa ganhou outros prêmios de marcas conhecidas. Além disso, informam um falso número de protocolo e o número de um crachá. “Eles adicionam todas essas informações para que a vítima não desconfie que se trata de um golpe”, frisou.

Durante a ligação, o golpista ainda informa que possui todos os dados do cliente. A suspeita é de que essas informações tenham sido adquiridas por meio de cadastros ilegais, que são confirmadas na ligação com o usuário.

“Eles informam para o contemplado deve se dirigir até a agência bancária onde possui conta para receber o prêmio. O criminoso recomenda ainda que a vítima não desligue o telefone durante o trajeto, pois aquela ligação está sendo gravada”, destacou.

Ao chegar ao caixa eletrônico, o farsante pede para a vítima digitar o número 5. Neste momento, diz que a ligação será transferida para o gerente financeiro da agência bancária e que vai pagar ao suposto contemplado o valor prometido. Assim, o golpe é realizado por meio de programas de computador que transferem créditos para celular ou valores para contas dos golpistas.

O atendente do Procon Boa Vista informou que os casos registrados são encaminhados para a Delegacia de Defesa do Consumidor (DDCON) para que sejam investigados. “Não temos autonomia para investigar, por isso contamos com essa parceria. Apesar da investigação, é importante que o consumidor saiba que não terá retorno das quantias depositadas para os criminosos”, disse.

Amorim frisou que as operadoras telefônicas sorteiam prêmios apenas para aqueles clientes que se cadastram em determinadas promoções. “Os sorteados são contatados por telefone somente após terem seus nomes publicados no site da operadora ou da promoção. Caso participe de alguma promoção, o consumidor deve ficar atento para ao regulamento ao cadastrar-se para não cair em nenhum golpe”, explicou. (I.S)