Esporte

Aquática Marinho é bicampeã roraimense

Equipe fechou competição com 337 pontos e defendeu a conquista de 2014. Apabv foi vice, com 228, seguida pela Aquática Amazonas (AM), com 140

Em competição disputada braçada a braçada na piscina da Vila Olímpica Roberto Marinho, a Aquática Marinho conquistou 337 pontos e foi bicampeã geral (da categoria Infantil a Sênior) do Campeonato Estadual de Natação, no último final de semana. A Apabv/6º BEC ficou em segundo, com 228, seguida pela Aquática Amazonas (AM), com 140.

Nas categorias Mirim e Petiz, a escolinha da Vila Olímpica/Fetec levou seu primeiro título como filiada à Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar), com 394 pontos, seguida pela Apabv, com 298 e a Aquática Marinho, com 286.

A competição teve 11 recordes quebrados. Um deles foi batido na prova de 50 metros livres, uma das mais disputadas do torneio, onde o nadador Eduardo Amorim, da Apabv, fechou com o tempo de 23seg71.

MELHORES ÍNDICES – Entre os atletas que com melhor índice técnico em suas categorias, estão: Kaylane Greco e Kleberson Silva (ambos da Apabv), no Infantil 1 (13 anos); Meyre Jane Souza (Apabv) e Denner Conceição Souza (Vila Olímpica), no Infantil 2 (14); Bárbara Silva e Rhuan Dellon Ferreira (Aquática Marinho), no Juvenil 1 (15); Lilian Geovana Botelho e Guilherme Vicente (Aquática Marinho), no Juvenil 2 (16); Amanda Nobre (Aquática Marinho) e Gabriel Brandão Pinto (Aquática Amazonas),  no Júnior 1 (17); Matheus Costa de Andrade (Aquática Amazonas), no Júnior 2 (18 e 19); e Flávia Cantanhede (Aquática Marinho) e Eduardo Amorim (Apabv), no Sênior (20 a 24 anos).

MAIS EFICIENTES – Já entre os nadadores que mais pontuaram para suas equipes, em suas categorias, estão: Ana Gabrielle Nunes (Sinpol) e Pedro Antonio Xaud (Aquática Marinho), no Infantil 1; Yasmin Josino Barbosa e Tharcisio de Melo (Aquática Marinho), no Infantil 2; Bárbara Vitória Silva e Arthur Gustavo Lima (Aquática Marinho), no Juvenil 1; Manoel Nascimento (Aquática Marinho), no Juvenil 2; Karisuele Rafaele Ferreira (Vila Olímpica) e Lucas Costa Rabelo (Apabv), no Júnior 1; Warllen Engler (Aquática Marinho), no Júnior 2; e Flávia Cantanhede e Thiago Nicolau, no Sênior.

TÉCNICOS E PRESIDENTE DA FEDAR COMEMORAM RESULTADOS – Para a técnica da Aquática Marinho, Astréa Teca Marinho, “a vitória da equipe foi a melhor para fechar a temporada”. A técnica da escolinha da Vila Olímpica, Adriana Pereira, destacou o trabalho do time, iniciado neste ano. “Começamos um trabalho com a equipe e o resultado apareceu neste evento. Vamos vir forte ano que vem”, avisou.

O treinador da Apabv, Yórran Greco, disse que o evento foi muito bom para o time, que, mesmo sem conquistar o título geral, ficou com a conquista das categorias Infantil e Júnior/Sênior. “Nossa equipe não tem atletas da categoria Juvenil, mas quebramos dois recordes e vencemos alguns dos revezamentos Junior/Sênior”, destacou.

A presidente Gilda Hupsel também elogiou o evento. “Tivemos quebras de recordes, isso faz que o evento seja mais forte no ano que vem”.

APOIOS – A Aquática Marinho contou com o apoio da Assopbm, preparador-físico Moisés Alves, fisioterapeuta Jéssica Brenda, da equipe da Fuer, BV Suplementos. A Apabv teve o apoio do 6º BEC e Grecas. O evento, por sua vez, contou com o apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Vila Olímpica e Defesa Civil. Atletas e técnicos agradeceram aos patrocinadores e dos atletas e seus pais.

Amazonenses quebram nove dos 11 recordes do evento

Além do recorde de Eduardo Amorim nos 50 metros livres, o atleta também quebrou a marca dos 100 metros borboleta, ao fechar a prova com o tempo de 1min02seg29. Outras nove marcas foram batidas, todas pelo clube amazonense Aquática Amazonas.

Matheus Costa de Andrade veio de Manaus para quebrar quatro recordes da competição: nas provas de 200 metros livres (1min59seg97) e medley (2min20seg13), 400 metros livres (4min18seg67) e 1.500 metros livres (17min25seg81).

Thiago Nicolau, por sua vez, quebrou recorde nos 100 metros livres (53seg48) e costas (1min01seg48), e nos 200 metros costas (2min24seg88). Já Gabriel Brandão Pinto bateu as marcas das provas de 100 (1min12seg92) e 200 (2min41seg18) metros livres.