Cotidiano

Mulheres grávidas recebem orientações sobre o Zika Vírus no bairro dos Estados

A orientação médica é que a prevenção é o melhor remédio para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti

Com a falta de informação sobre o Zika Virus, a Secretaria Municipal de Saúde busca que enfermeiros e médicos da Unidade Básica de Saúde Sílvio Botelho, localizada na Avenida Minas Gerais, no bairro dos Estados, expliquem às grávidas os problemas que a doença podem trazer ao bebê.

Nos grupos de gestantes dos postos de saúde a orientação é que a prevenção é o melhor remédio para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Segundo o enfermeiro da Unidade Silvio Botelho, Jesse James, a doença é nova, há várias especulações e falta de informação sobre a possível microcefalia em bebes recém-nascidos.

“O grande risco da criança nascer com microcefalia é durante o primeiro trimestre da gestação. É importante o acompanhamento médico, as nossas unidades de saúde são a fonte de informação que as mães precisam. Por isso, estamos dando orientações para que elas possam ajudar a combater o mosquito transmissor. Uma orientação importante é que a população deve informar à Secretaria Municipal de Saúde os casos da doença na vizinhança. A nossa equipe estará na rua para eliminar o foco do mosquito Aedes aegypti”, informou.

O enfermeiro atenta as grávidas aos sintomas do Zika: Manchas vermelhas em locais do corpo, como braços, abdômen e pernas; vermelhidão e hipersensibilidade nos olhos; dor nas articulações, especialmente nas mãos e pés; dor nos músculos; cansaço excessivo; dor na barriga e náuseas; diarreia ou prisão de ventre.

“Esses sintomas podem durar sete dias. O tratamento é sintomático e a pessoas devem sempre procurar ajuda médica em qualquer unidade de saúde”, disse o enfermeiro.

Grávida de quatro meses e meio, Kirkia Soranja, 33, disse que vai ter mais cuidado com o quintal e também seguir as dicas que os profissionais deram durante o encontro.

“Por se tratar de uma doença nova, essas orientações são importantes para prevenir contra o Zika Vírus. Eu realmente não tinha o hábito de olhar o quintal da minha casa. Ficarei mais atenta e também seguirei as dicas que os médicos falaram: colocar um mosquiteiro, usar repelente, preciso também conversar com a minha vizinha para saber como está a limpeza do quintal dela”, finalizou.

Com informações da Secom