Cotidiano

24 cadetes do Corpo de Bombeiros são promovidos a oficiais em RR

Foram quase quatro mil horas de treinamentos diários para formar os mais novos profissionais da corporação

Foi realizada no início da noite desta sexta-feira, dia 18, na esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, a formatura geral da primeira turma do Curso de Formação de Oficiais do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima). O curso foi realizado na Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago).

Ao todo, 39 cadetes foram promovidos ao posto de aspirante, sendo 24 de Roraima, e outros 15 do Amapá. Foram quase quatro mil horas de treinamentos diários para formar os mais novos profissionais da corporação.

Durante o curso foram ministradas 24 disciplinas divididas em cinco módulos: preparatório, operacional, jurídico, técnico e multidisciplinar. No segundo ano, foram mais 44 disciplinas divididas nos mesmos cinco módulos.

Os cadetes passaram por atividades inerentes à profissão como: ordem unida, educação física, radiocomunicação, emergência pré-hospitalar, combate a incêndio, salvamento aquático, altura e terrestre, além de legislação.

Durante a cerimônia a governadora Suely Campos destacou que somente este ano foram investidos no Corpo de Bombeiros mais de R$1,5 mi que resultaram na aquisição de 15 viaturas para serviço operacional, administrativo e de combate a incêndio.

Ela afirmou ainda que esse é um momento muito especial. “Estamos formando oficiais de Roraima e também do Amapá, e isso significa que a nossa corporação tem espaço garantido, consolidado e que está formando esses oficiais para bem servir a sociedade”, destacou.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Edvaldo Amaral, os novos oficiais representam a revitalização da corporação. “Isso significa sangue novo para instituição, revitalização da disciplina, hierarquia, da parte operacional e administrativa, tudo que o Governo desempenha a partir de agora será feito com mais qualidade técnica e profissional”, garantiu.

O aspirante José Alan Cantuária, do estado do Amapá destacou a importância do momento na carreira militar. “Fui soldado por cinco anos no meu estado e agora busco um novo degrau na minha carreira, esse é um momento muito importante com certeza”.

Para o aspirante Macksuel Lopes, de Roraima, a formatura representa um momento único na carreira do oficial militar. “Estamos trabalhando nesse curso a mais de dois anos, nos dedicando para melhor servir a sociedade, e esse é o momento de coroar essa etapa. Agora temos outra etapa pela frente, a de servir a sociedade”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO – Como parte da programação da formatura, também serão realizados um culto ecumênico neste sábado, dia 19, e o baile de formatura, no domingo, dia 20, às 20 horas. A partir daí, os militares do Amapá estarão liberados para retornar ao estado e os de Roraima assumem as devidas funções no próximo dia 28 de dezembro, no Quartel do Comando Geral.