Cotidiano

Equipamentos ajudarão na implantação de portal que irá mapear criminalidade em RR

Ao todo são 92 notebooks, que serão utilizados para a implantação do sistema eletrônico chamado de Sinesp

Novos equipamentos de informática foram repassados pela na Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública), nesta terça-feira, dia 22, para Polícia Civil. Ao todo são 92 notebooks, que serão utilizados para a implantação do sistema eletrônico chamado de Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas) nas Delegacias do estado.

Conforme o secretário estadual de Segurança Pública, João Batista Campelo, do equipamento apresentado, cinco notebooks irão para a Polícia Técnica e os demais para as Delegacias no estado. A entrega dos equipamentos nas delegacias será no dia 6 de janeiro.

O Sinesp é um portal de informações que possibilita consultas estatísticas relacionadas a drogas, segurança pública, justiça criminal, sistema prisional e outros no país. Conforme o secretário adjunto de Segurança Pública, Maique Evelin, a implantação irá trazer diagnósticos sobre a criminalidade em Boa Vista e no estado. “O programa evidencia a estatística real e imediata sobre a criminalidade e com isso estaremos alimentando o banco de dados em tempo real em Brasília para ser feito um combate a criminalidade de forma correta”, avalia.

João Batista Campelo destacou ainda o trabalho realizado para implantar o sistema e a importância de Roraima participar deste portal de informações. “O trabalho está sendo grande, pois o sistema deveria ter sido lançado em 2013, mas não cuidaram antes para implantar no estado. Com o Sinesp, teremos várias informações sobre determinado delito e com isso podemos ter uma estatística confiável, integrando nosso estado com informações em nível nacional. Dessa maneira, podemos trabalhar com o boletim eletrônico, com informações de pessoas desaparecidas, veículos roubados e outros”, explicou.