Polícia

Idoso é atropelado debaixo do semáforo

Testemunhas afirmam que carro teria atravessado cruzamento no sinal vermelho e atropelado ciclista de 90 anos

No final da tarde de terça-feira, um idoso foi vítima de acidente de trânsito no cruzamento das avenidas Capitão Júlio Bezerra e Santos Dumont, no bairro São Francisco, zona Norte. A enteada da vítima e a esposa chegaram minutos depois e informaram que o idoso se chama Aldemiro Marques, conhecido como “Seu Brasil”, de 90 anos. Ele havia saído de casa, por volta das 15, em uma bicicleta.

Conforme a condutora do carro envolvida no atropelamento, ela seguia pela Avenida Capitão Júlio Bezerra, em direção ao Centro, e no cruzamento com a Santos Dumont, percebeu que o idoso tentava atravessar com a bicicleta, no semáforo, mas que não acreditava na colisão, por isso manteve a mesma velocidade.

Porém, testemunhas contaram que Aldemiro aguardava o sinal fechar para atravessar para o outro lado da pista e, assim que sentiu segurança, fez a travessia, quando o veículo Gol, de cor branca, avançou o sinal vermelho em alta velocidade e acertou o idoso.

Entre o ponto da batida, onde as sandálias da vítima ficaram, até o local de parada do automóvel, foram aproximadamente 20 metros de distância. A bicicleta ficou embaixo do para-choque do veículo. A condutora relatou que fez uma ligação para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e que outras pessoas já haviam acionado a equipe para realização dos primeiros-socorros, mas que aparentemente o homem estava bem, inclusive consciente, quando foi conduzido ao Pronto Socorro Francisco Elesbão.

“Essa não é a primeira vez que isso acontece com ele. Em outro acidente, ele quase morreu, mas é muito teimoso e não escuta a gente, que pede para ele não andar de bicicleta pelas ruas e ficar quieto em casa”, explicou a esposa.

A enteada disse à Folha que ficou sabendo do fato por meio de um amigo e que, devido à idade, o aposentado não tem mais condições de ser independente e trafegar pelas ruas de bicicleta. “Ele é surdo, usa aparelho de audição e não tem mais idade para circular sozinho pelas ruas de Boa Vista”, declarou. (J.B)