Cotidiano

Reunião debate questão da segurança pública no Estado

Encontro entre a PM, Casa Militar e empresários locais busca levantar as necessidades do setor

O comando da Segurança Pública do Governo do Estado, representado pelo chefe da Casa Militar, Nelson de Deus, e pelo comandante-geral da Polícia Militar de Roraima (PMRR), coronel Dagoberto Gonçalves, se reuniu na tarde de ontem, 22, com representantes da União dos Empreendedores de Roraima (Unirr).

O objetivo do encontro era apresentar propostas de trabalho, envolvendo a área da segurança, além de estreitar a parceria entre os órgãos de Segurança do Estado e os empresários locais.

“Discutiremos juntos os problemas e daqui virão outras reuniões e planejamentos em prol da sociedade e do comércio local”, destacou o coronel Gonçalves.

Ele pontuou ainda que a estrutura dos comércios locais poderá ajudar no policiamento, por exemplo, com a utilização de imagens de câmeras de monitoramento, além do contato físico, estreitando o relacionamento com comerciantes nos bairros, o que facilita as ações de segurança.

“Se o policial conhecer o empresariado e vice-versa, e se mantiver esse contato, esse acionamento se torna mais fácil e bom para ambas as partes”, observou.

Segundo o comandante da PM, é determinação da governadora Suely Campos aumentar a presença da Polícia na rua, à disposição da sociedade para preservação da ordem pública.

“E é isso que estamos fazendo, buscando parceria e contatos para melhor executar nossa atividade. Estamos nos propondo ajudar, mas precisamos também de ajuda para que esse trabalho fique ainda mais célere”, explicou Gonçalves.

Já o presidente da União dos Empreendedores de Roraima (Unirr), Naouaf Abou Chahine, pontua que a aproximação entre as forças de segurança, empresariado e sociedade é importante para entender o que o Governo do Estado está fazendo em relação à Segurança Pública e se está realmente atuando naquilo que o setor precisa.

“Com essa parceria, todos saem ganhando. Podemos contribuir dizendo onde estão nossas necessidades para que o poder público trabalhe justamente nesse ponto e as viaturas na rua garantem mais tranquilidade à população. Isso é uma necessidade, diante dos casos de violência que temos acompanhado. Onde o poder público puder mostrar sua preocupação e se colocar à disposição da população, é o que a sociedade espera”, observou.

POLÍCIA COMUNITÁRIA

Nesse sentido, um dos pontos destacados pelo chefe da Casa Militar, durante o encontro foi justamente o lançamento do Programa Polícia Comunitária, no último sábado, dia 19, no bairro Senador Hélio Campos.

“Trata-se de uma iniciativa de integração da Segurança Pública com a sociedade, para que todos estejam unidos em prol de todos. E essa é a proposta do Governo do Estado em buscar esse relacionamento com o empresariado”, destacou o coronel Nelson de Deus.

Com informações da Secom