Por conta dos feriados de Natal e Ano Novo, a população dever ficar atenta ao funcionamento dos serviços e repartições públicas. Na rede bancária, o atendimento será diferenciado. No dia 24, funcionará das 8h às 10h. No dia 31, as agências bancárias farão somente serviços internos, não abrindo para atendimento ao público, retornando somente no dia 4 de janeiro.
No caso de clientes que tenham boletos programados para as datas nas quais não haverá expediente, o presidente do Sindicato dos Bancários de Roraima, Adalto Andrade, explicou que, por lei, todas as cobranças deverão passar para o dia seguinte, sem taxa e juros. “No caso do dia 25, que cai numa sexta-feira, essa cobrança só poderá ser efetuada na segunda-feira, 28. Essa cobrança é totalmente livre de juros”, comentou.
O mesmo procedimento será seguido também para as casas lotéricas. Em horários normais, o funcionamento desses estabelecimentos é das 7h às 17h40, no período de segunda a sexta-feira, e das 7h às 12 horas, nos sábados. Nos dias 24 e no dia 31, o expediente será somente das 7h às 12 horas.
SERVIÇO PÚBLICO – Os órgãos públicos já definiram como irá funcionar o atendimento à população. De acordo com o Governo do Estado, as atividades nas repartições funcionarão normalmente nos dias 24 e 31 de dezembro, retornando apenas nos dias 28 de dezembro e 04 de janeiro.
Durante as festividades de Natal e Ano e Novo, os serviços públicos essenciais funcionarão normalmente. Na área de Saúde, os casos de urgência e emergência serão atendidos no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, no Pronto Atendimento Airton Rocha, no Pronto Socorro Francisco Elesbão e na Policlínica Cosme e Silva, além das unidades de Saúde do Interior.
Nos distritos policiais, o funcionamento ocorrerá conforme escala de plantão para registro de Boletim de Ocorrência. A Central de Flagrantes, situada no 5º Distrito Policial, no Distrito Industrial, zona Sul, prestará tanto o atendimento genérico quanto o especializado.
Já o policiamento ostensivo ordinário da Polícia Militar de Roraima (PMRR) será mantido normalmente, com reforço nos locais de eventos públicos. Os telefones para acionamento da PM (190) e Corpo de Bombeiros (193) permanecerão disponíveis 24 horas.
MUNICÍPIO – A Prefeitura de Boa Vista informou que o expediente nos órgãos públicos no dia 24 será até às 14h. No dia 25 somente serviços essenciais como coleta de lixo domiciliar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Serviço de Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio, Central de Atendimento 156, Guarda Municipal e Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), que serão mantidos normalmente.
Em relação ao transporte público, o serviço de ônibus funcionará normalmente, no dia 24. No dia 25, a empresa vai circular com 80% da frota. Os táxi-lotação irão funcionar até as 12h.
LEGISLATIVOS – Com exceção da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), que ainda realiza as últimas votações de projetos, a Câmara Municipal de Boa Vista foi a única a confirmar ponto facultativo nesta quinta-feira, devendo retornar as atividades somente na próxima segunda-feira.
JUDICIÁRIO – O poder Judiciário de Roraima confirmou a suspensão das atividades do Tribunal de Justiça nos dias 24 e 31. A decisão foi confirmada em portaria publicada no dia 17. Durante esse período, o Judiciário funcionará em regime de plantão para casos de urgência, conforme escala previamente definida pela Presidência e Corregedoria-Geral de Justiça.
O TJ ressalta ainda que os prazos processuais que porventura vençam neste período ficam automaticamente prorrogados para os dias 28 de dezembro e 4 de janeiro, respectivamente. (M.L)