Em coletiva realizada na manhã de hoje, 30, na sede do Comando Geral da Polícia Militar de Roraima (PMRR), representantes da PM e da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) anunciaram que o comando da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) passará a ser, a partir de hoje, de responsabilidade da Polícia Militar.
A coletiva foi ministrada pelo comandante-geral da PM, coronel Dagoberto Gonçalves, o secretário adjunto da Sejuc, coronel Francisco Borges, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Nelson da Silva e o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Egberto Carlos Ribeiro de Lima.
Segundo informações do coronel Nelson da Silva, o decreto passará a valer por 90 dias, podendo ser prorrogado e as chefias de plantão passarão a ser de policiais militares ao invés de agentes penitenciários, como era de início.
No entanto, o número de agentes no local continuará o mesmo. A mudança consiste principalmente no sistema operacional da unidade prisional, onde a PM passará a cuidar da segurança interna do presídio, além da segurança externa das guaritas, que já era de sua responsabilidade.
O objetivo é coibir a criação de túneis internos e estratégias de fuga dos detentos da Pamc e garantir que as obras de melhoria da Penitenciária sejam concluídas em tempo hábil.
Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 31.