Às 07h40 da manhã de hoje, 04, o corpo da jovem Noêmia de Lima Mangabeira, de 20 anos, foi encontrado próximo à Ponte dos Macuxis por um pescador e familiares da vítima. A jovem estava desaparecida desde sexta-feira, 01 de janeiro, após entrar no Rio Branco durante as comemorações da virada do ano.
O corpo da jovem foi encontrado pelo pescador Gilberto Quevedo dos Santos, junto de familiares da vítima. Gilberto, que também é presidente da Associação dos Barqueiros e Barraqueiros das Praias do Rio Branco, estava acompanhado da mãe, irmã, padrinho, madrinha e uma amiga da família.
“Nós descemos e fomos até lá na ponte. No sétimo pilar, no sentindo voltando pra cá pra Boa Vista, tinha algo parecido com um saco plástico. Fui parando devagar e era o corpo dela que tava. Comuniquei os responsáveis e eles fizeram o resgate”, relatou o pescador.
Segundo Gilberto, o corpo de Noêmia foi levado pela correnteza até ficar preso em um pedaço de madeira e já estava em estado avançado de decomposição. O pescador informou também que foi preciso conter os familiares que quiseram entrar na água ao avistar o corpo de Noêmia.
O pescador Gilberto Quevedo estava conduzindo a embarcação que encontrou o corpo de Noêmia (Foto: Diane Sampaio)
CORPO DE BOMBEIROS
De acordo com o Comandante da Companhia de Busca e Salvamento (CBS) do Corpo de Bombeiros de Roraima, 2º Tenente Carlos Wumberto, as buscas não pararam desde quando o sumiço de Noêmia foi comunicado.
“Fizemos vários mergulhos, em grandes distâncias, com duas equipes de mergulho dentro do rio e não logramos êxito. Informei aos familiares que na segunda iríamos retomar as ações. Já tinha uma equipe minha dentro da água, mas graças a Deus, os familiares pegaram uma embarcação particular e conseguiram encontrar o corpo. Depois nós resgatamos o corpo e entregamos ao Instituto Médico Legal (IML)”, frisou Wumberto.
O tenente Wumberto esclareceu também que as buscas já estavam em um local mais distante da Praia Grande, em razão da quantidade de dias em que Noêmia esteve desaparecida. A previsão do Corpo de Bombeiros era que a jovem tivesse sido levada pela correnteza e segundo ele, o corpo só foi encontrado próximo à Ponte dos Macuxis por ter ficado preso.
O tenente Wumberto esclareceu que as buscas desta segunda-feira, 04, estavam focadas em locais mais distantes (Foto: Diane Sampaio)
IML
O perito odonto-legista do IML, Rodrigo Matoso, confirmou que Noêmia foi identificada pela arcada dentária e que o corpo já havia sido liberado para os familiares. De acordo com Matoso, o laudo cadavérico ainda está sendo concluído, mas a causa da morte deverá ser anunciada como ‘ignorada’.
“A perícia foi à principio bem dificultosa e é provável que seja dado a causa da morte como ignorada, em razão da ação dos animas e da fauna aquática terem prejudicado muito”, frisou o perito.
O velório de Noêmia de Lima está previsto para ser realizado na Rua Manoel Dias de Almeida, localizada atrás do supermercado Goiana Expresso, próximo à Avenida Capitão Júlio Bezerra à partir das 14h de hoje.
ENTENDA O CASO
Na manhã do dia 1º de janeiro, a jovem Noêmia de Lima, de 20 anos de idade, desapareceu no Rio Branco após participar de uma festa de Réveillon que aconteceu na Praia Grande, situada no município de Cantá.
Ela estava acompanhada por amigos quando entrou no rio para banhar-se e, momentos depois, desapareceu nas águas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou as buscas ainda na manhã de sexta-feira. Até o final da tarde de ontem, 3, a jovem não tinha sido encontrada.
Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 05.