Cotidiano

Caer recolheu 4,5 toneladas de lixo nas praias de Boa Vista em 2015

Atividades foram realizadas durante os meses de agosto e setembro nas praias da Polar, Caçari, Curupira, Cauamé, Caranã, além de pontos estratégicos às margens do Rio Branco

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) informou que encerrou as atividades de 2015 com saldo positivo nas ações de educação ambiental, com a retirada de 4,5 toneladas de lixo nas praias de Boa Vista.

As ações fazem parte do projeto Caer nos Rios, uma ação socioambiental que levou para banhistas e a população em geral informações sobre a importância da preservação do meio ambiente, em especial os recursos hídricos.

Além das ações de educação ambiental, o Caer nos Rios também fez o recolhimento de lixo despejado de forma inadequada nas praias da cidade. Durante as atividades, já foram coletados, plástico, latas, garrafas pet, restos de material de construção e até eletrodomésticos.

Durante os meses de agosto e setembro os voluntários percorreram as principais praias da cidade, incluindo Polar, Caçari, Curupira, Cauamé, Caranã, além de pontos estratégicos localizados às margens do Rio Branco, entre eles: os bairros Jardim das Copaíbas e Caetano Filho.

Conforme o presidente da Caer, Danque Esbell, o Caer nos Rios é um dos maiores e mais efetivos programas socioambiental idealizado pela Companhia. “Trata-se de uma ação destinada à sensibilização das pessoas, mas o trabalho inclui ainda a limpeza do rio Branco e as praias da Capital. A proposta da gestão, com esse projeto, foi utilizar essa iniciativa como ferramenta para a mudança de hábito, pois é fundamental que as pessoas se sensibilizem e aprendam a cuidar dos rios, para evitar que as futuras gerações sejam prejudicadas”, esclareceu.

O Caer nos Rios foi coordenado pelo Núcleo de Meio Ambiente (NMA) e a Assessoria Técnica de Meio Ambiente (Atema). Cerca de 150 pessoas participaram das ações, entre colaboradores da Companhia e parceiros de instituições civis como Eletrobrás/Eletronorte, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Fundação Estadual de Recursos Hídricos (Femarh), Colégio Militar, Cipa, Farmácias Pague Menos e Associação dos Barqueiros.

Para a chefe do NMA, Airlene Carvalho, a ação serviu de base para o planejamento e execução de ações sustentáveis que tem a finalidade de apresentar resultados positivos para a sociedade. “Essa é uma sementinha que plantamos e que começamos a colher bons frutos, pois nesses quatro meses, em alguns momentos quando chegamos às praias percebemos que a quantidade de lixo estava menor, e isso comprova a mudança de comportamento, mas se trata de um trabalho que busca resultados em longo prazo também, por isso mantivemos a regularidade das ações nesses quatro meses, pois é preciso alcançar o maior número de pessoas, informá-las e alertá-las sobre a necessidade da preservação”, complementou.

MAIS AÇÕES

Para 2016, a Caer pretende dar continuidade ao trabalho de sensibilização da sociedade em relação à preservação do meio ambiente. A expectativa é que a programação inicie no mês de fevereiro. Outro desafio será levar o projeto para o interior do Estado.

“Nossa proposta é ampliar as ações, levar esse exemplo de cidadania e responsabilidade social e ambiental para as pessoas que vivem no interior e que muitas vezes não conhecem o trabalho da Caer por causa da dificuldade de deslocamento para Boa Vista. Por isso, não vamos medir esforços para envolver o maior número de colaboradores e parceiros para fortalecer essa ação e realizar a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população”, complementou Esbell.

Com informações da Secom