Cotidiano

Projeto de conscientização atinge mais de 1.300 moradores de Boa Vista e Interior

A qualidade da água, a educação ambiental e o recolhimento adequado do lixo foram alguns dos temas tratados pela Caer em 2015

Em 2015, o Projeto Caer Socioambiental, da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), desenvolvido pelo Núcleo de Meio Ambiente (NMA) e Assessoria Técnica de Meio Ambiente (Atema), fechou 2015 com 1.365 pessoas alcançadas, durante eventos internos e externos, executados na Capital e no interior.

Durante os seis meses de atividades foram realizadas palestras em escolas localizadas em Boa Vista, entre elas: Colmeia, São Vicente e Penha Brasil. Além disso foram desenvolvidas ações sociais na Faculdade Estácio Atual da Amazônia.

Já no interior, o trabalho chegou à região de Três Corações, em Amajari e ainda nos municípios de Rorainópolis, São Luiz, São João do Baliza e Caroebe.

Em 2015, as ações de preservação do meio ambiente, executadas pela Caer, atingiram também a pontos turísticos como a Serra do Tepequém, no município de Amajari. Conforme o presidente da Companhia, Danque Esbell, esse trabalho faz parte do Planejamento da gestão para aproximar a companhia da sociedade.

“Sabemos que todo o empenho e esforço só serão recompensados se conseguirmos o envolvimento da própria comunidade, principalmente quando o assunto é preservação do meio ambiente. Por isso paralelo ao trabalho de ampliação da rede, instalação de novos equipamentos e de novas ferramentas tecnológicas, buscamos reforçar as ações de prevenção e cuidado dos recursos hídricos”, esclareceu.

Entre os meses de julho e dezembro foram realizadas ações também para os produtores rurais do interior do estado. “Conseguimos fazer um trabalho de esclarecimentos específicos para as famílias que vivem da agricultura familiar, especialmente no que se refere ao uso correto da água e separação do lixo reciclável. Isso foi positivo, pois foi uma oportunidade que tivemos de levar informações a essas pessoas que moram longe e que nem imaginavam o que poderiam fazer para contribuir com o trabalho de preservação do meio ambiente”, disse.

PARCERIAS

A Companhia teve participação importante em atividades externas realizadas por entidades civis, como faculdades públicas e particulares, empresas públicas e associações. No segundo semestre, durante a Semana de Química, a Caer levou para universitários informações sobre a distribuição da rede de esgoto e tratamento da água. Já no Estácio Cidadania, a empresa participou do evento com ações externas de educação ambiental para 60 pessoas. Além de inúmeros estudantes que visitaram as instalações da Caer.

“Esse trabalho conjunto foi fundamental para o alcance das metas. Por isso a gestão fez questão de colaborar com todos os eventos realizados por entidades civis, bem como abriu as portas para todas as instituições que demonstraram interesse em conhecer mais sobre atuação da companhia. Agora, já estamos planejando ações e projetos para 2016 e esperar que seja mais um ano de conquistas”, disse Esbell.

Com informações da Secom