Cotidiano

Indígenas protestam contra mudança na coordenação do Dsei-Leste

A mudança na coordenação do Distrito Especial de Saúde Indígena do Leste de Roraima (Dsei-Leste) nos últimos dias de 2015 deixou a comunidade indígena insatisfeita que decidiu protestar contra a medida. E a medida levou um grupo de indígenas a protestar em frente ao prédio do Distrito contra a nomeação do novo coordenador.

A coordenação do DSEI-Leste agora está sendo gerida por Joseilson Câmara, que assume o cargo depois de cinco anos que sua antecessora, Doroteia Reginaldo Gomes, estava a frente da unidade. A exoneração de Doroteia foi publicada no dia 29 de dezembro, no Diário Oficial da União (DOU). E a nomeação do novo coordenador está no DOU do dia seguinte, 30 de dezembro.

Segundo os manifestantes, a decisão de trocar os coordenadores teria que ter sido apreciada pelos indígenas. “Tomaram uma decisão política sem ouvir a comunidade indígena que é atendida pelo DSEI. Se tivessem consultado, saberiam que estamos satisfeitos com a coordenadora”, argumentou a índia Maria de Fátima dos Santos.

Já o novo coordenador afirma que a decisão pelo seu nome foi técnica. Ele alega que tem experiência profissional com a saúde indígena durante os 11 anos que atuou como secretário e secretário adjunto de saúde do município de Alto Alegre.

Segundo ele, o município possui o maior número de indígenas no estado, com cerca de 10 mil índios. E que nesse período em que foi secretário realizou diversas atividades em parceria com o Dsei-Leste e que por isso se sente capacitado para assumir a função.

Além de Alto Alegre, o Distrito de Saúde Indígena do Leste atende ainda as comunidades indígenas dos municípios de Amajari, Uiramutã, Bonfim, Normandia, Cantá, Boa Vista, Caroebe e São Luís.