Cultura

Colecionador tem mais de 50 clássicos da Disney

Cássio Freitas participa de clubes e grupos de fascinados na em todo o Brasil

Fundada em 16 de outubro de 1923 por Walt Disney e Roy Oliver Disney como Disney Brothers Cartoon Studio, a The Walt Disney Company (Disney, para os íntimos) é indiscutivelmente a líder da indústria de animação no mundo. Ao longo desse tempo, os estúdios emocionaram crianças em todo o planeta, independente da nacionalidade e da idade. Esse é o caso do jornalista Cássio Freitas. Ele é apaixonado por filmes infantis desde criança e por isso se tornou um colecionador de filmes e artefatos relacionados aos personagens da Disney. Na sua coleção existem alguns artigos raros, com exemplares limitados e primeiras edições dos filmes no Brasil.

Na coleção do jornalista são cinquenta clássicos dos filmes, entre eles, Branca de Neve, Rei Leão e A Pequena Sereia. “Quando fui envelhecendo, meus interesses foram mudando, menos a paixão pela Disney. Então, dei continuidade à coleção, que começou na minha infância, ainda em fitas cassete dadas pela minha mãe”, disse.

Para atualizar-se, Cássio participa de clubes e grupos de fascinados na Disney em todo o Brasil por meio da internet. “Combinamos as maratonas, escolhemos um título para assistir simultaneamente e debatemos sobre o filme”, relatou.

Entre seus sonhos de consumo, os filmes A Branca de Neve e O Rei leão, que foram recém comprados e já fazem parte da sua coleção. “Ainda faltam alguns títulos e sequência, mas, entre todos, o que não poderia faltar era A Pequena Sereia. Ele sempre foi, e sempre será, o meu filme favorito da Disney”, ressaltou.

Para ele, os filmes ensinam os primeiros valores morais às crianças. “As lições que aprendemos e que levei para a minha vida toda são dos filmes que assisti: a ser honesto, a não mentir, a não desobedecer aos pais, a querer que o bem vença o mal”, comentou.

Cássio diz que sente falta de filmes em 2D, do estilo que assistia ainda quando criança. “O último filme que foi lançado foi A Princesa e o Sapo. Fico um pouco triste, mas acho que perde um pouco da magia, queremos resgatar aquela época”, disse.

Apesar da coleção, ir a Disney ainda não faz parte de seu roteiro de viagens. “Eu ainda vou realizar essa viagem, ir até lá para tirar uma foto do Castelo da Cinderela”, finaliza.