Cotidiano

Comércio inicia temporada de descontos

Muitas lojas aproveitam o início do ano para renovar o estoque ou se desfazer de produtos que encalharam no fim do ano

Após o período das festas de fim de ano, o comércio inicia o mês de janeiro com queima de estoque. Em Boa Vista, as lojas começam a se mobilizar para se desfazerem do que não foi vendido no Natal e Ano Novo. No tradicional comércio popular da Avenida Jaime Brasil, no Centro, as vitrines já estão enfeitadas para atrair a clientela. 

A estudante universitária Daiane Dias disse que costuma optar pelas compras de início de ano justamente pelas promoções oferecidas pelos lojistas. “Roupa é necessidade em todo final de ano, mas sai mais em conta aproveitar as ofertas de início de ano, porque sempre oferecem descontos para os consumidores. Então, é mais vantajoso esperar pelas ofertas porque você acaba levando peças com preço mais em conta”, disse.

Para atrair a atenção dos consumidores, algumas lojas apostam nos chamados saldões. Algumas estão oferecendo descontos de até 50%. Esse é o caso de uma loja varejista no bairro Tancredo Neves, zona Oeste. “É padrão da loja realizar a temporada de promoções. O nosso saldão começou no dia 26 de dezembro. Esse é justamente para vender o que sobrou no estoque de fim de ano e a ideia é vender tudo até o dia 23 desse mês”, disse. Durante esse período, estaremos oferecendo descontos de até 50% em alguns itens. Tem produto novo, na caixa, com 30% e 40% de desconto”, destacou o gerente da loja, Elielton Dantas.

Diferente da situação registrada do comércio na área central, Dantas relatou que as vendas nas lojas dos bairros tiveram mais ganhos no ano anterior. Destaque para o setor de movelaria, que registrou vendas impulsionadas graças à inauguração do conjunto habitacional Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste.

“As nossas vendas no ano passado foram bastantes satisfatórias. Nós tivemos um incremento de 30% em relação às vendas de 2014, principalmente na área de móveis, justamente por conta da inauguração dos apartamentos do programa habitacional do governo. A loja acabou se tornando a preferência do público alvo daquele bairro. O cliente veio até nós para fechar a compra, e isso foi bastante positivo”, ressaltou.
“Tem muita gente que está batendo na tecla da crise, mas a nossa loja não sentiu esse problema aqui. A loja tem produtos com preço bastante atraente. Isso tem chamado a atenção dos clientes e cada vez mais temos conquistado a preferência e o coração dos roraimenses”, complementou o gerente.

INFORMÁTICA – Mas 2015 não foi um bom ano para as lojas especializadas na venda de produtos de informática e tecnologia. Segundo o gerente de loja, Isaac Rodrigues, além do limitado poder aquisitivo dos consumidores, o aumento de impostos de alguns produtos prejudicou o desempenho das vendas de alguns produtos.

“Esse Natal de 2015 foi, sem dúvida, o mais fraco dos últimos três anos. Foi um período bem parado mesmo. Eu creio que o comércio como um todo sentiu esses reflexos, mas nós sentimos um reflexo bem negativo por conta dessa situação”, frisou.

Por enquanto, a loja ainda não tem definido um plano de descontos para o início do mês. Entretanto, ele acredita que o comércio deve se fortalecer no início desse ano. “Como fomos pegos de surpresa com a elevação de preço e também pelo fim de algumas isenções fiscais, a gente está tendo que fazer um balanço cuidadoso de alguns produtos que vão cair em promoção, mas vamos esperar que seja tudo definido para começar bem esse ano”, salientou.