Polícia

Condutores embriagados fogem da polícia

Além do crime cometido pela embriaguez na condução dos veículos, envolvidos ainda colocam a vida das pessoas em risco

Com o feriado do final de ano, muitos condutores abusaram do consumo de bebida alcoólica e transitaram pelas ruas da Capital, fator este que contribuiu para o aumento do índice de mortes e acidentes graves no trânsito de Boa Vista. Somente na Central de Flagrantes do 5o Distrito Policial, mais de cinco casos foram registrados por infrações desta natureza no período. Em algumas ocorrências, os motoristas fugiram do local, deixando de prestar socorro às vítimas, além da prática ilegal de direção perigosa.

Policiais militares informaram que, por volta das 04h30, desta segunda-feira, avistaram um motociclista fazendo manobras de ziguezague pela Rua Maria Santa da Silva, no bairro Sílvio Leite, zona Oeste, quando deram ordem de parada, mas o infrator empreendeu fuga em alta velocidade e em visível estado de embriaguez.

De acordo com os dados do Relatório de Ocorrência Policial (ROP), o condutor da motocicleta estava sem capacete e quase colidiu com a viatura que vinha em sentido contrário. Ao perceber que estava sendo seguido pela guarnição, o infrator passou a pilotar na contramão e só parou o veículo assim que chegou em frente à sua residência.

Os policiais pararam e conversaram com o pai do motociclista. “O conduzido disse que não fez nada e que ninguém poderia prendê-lo, resistindo à abordagem e entrando no imóvel. Quando seu pai saiu para conversar com a guarnição, explicamos que o filho estava em flagrante delito e que deveria ser levado à delegacia. Foi aí que o pai convenceu o rapaz a sair para que não fosse necessário o uso da força. O infrator recusou-se a fazer o teste com etilômetro, mas foi elaborado o termo de constatação de embriaguez e o auto de resistência à prisão.

Em outro caso, a equipe de policiais militares foi acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito no bairro São Bento, zona Oeste, por volta das 21h50 de domingo. No entanto, ao fazer o deslocamento pela Avenida Centenário, bairro Centenário, também na zona Oeste da Capital, se deparou com um veículo Prisma trafegando na contramão, em direção ao bairro Jóquei Clube.

A condutora era uma funcionária pública de 49 anos que, observando a aproximação da viatura, desobedeceu às orientações e proibições de trânsito, fugindo do local. Foi feito acompanhamento do veículo pelos policiais, que constataram que a condutora pôs em risco os demais veículos e condutores que trafegavam pelo mesmo trajeto.

O veículo só parou quando a condutora chegou à sua residência, no bairro Cambará. Ao questionar a mulher, a Polícia Militar disse que ela apresentava estado psicológico alterado. “Estava extremamente fora de si. Tentamos empregar o uso de técnicas policiais e de algemas para conter a conduta, mas não houve êxito. Com a chegada dos familiares, ela começou a se acalmar e não foi necessário usar as algemas. Ela foi autuada devido às inúmeras infrações cometidas”, relatou a polícia.

A condutora também teve sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, como procedimento administrativo da infração de dirigir embriagada, e o veículo acabou notificado por não ter o licenciamento anual quitado. (J.B)