Cotidiano

Hemocentro de Roraima convoca doadores para reposição de bolsas de sangue

Baixa do estoque estava prevista em razão do período festivo e feriado prolongado das festas de fim de ano

O Hemocentro de Roraima (Hemoraima) iniciou campanha de convocação dos doadores voluntários para a reposição do estoque das bolsas do banco de sangue. Atualmente, o local conta apenas com três bolsas no estoque e 15 aguardando a sorologia.

Segundo o Hemoraima, a baixa já era prevista por se tratar de um período festivo e feriado prolongado das festas de fim de ano, onde são registrados acidentes dos mais diversos tipos, principalmente de trânsito.

De acordo com a assistente social do setor de Captação do Hemocentro, Rafaela Pessoa, para manter o estoque de sangue equilibrado, a Unidade depende da doação voluntária. Ela ressalta que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

“Para que seja considerado razoável o estoque de sangue do Hemocentro, é necessário um quantitativo de 50 bolsas armazenadas, porém o ideal seria de 60 a 70 bolsas disponíveis diariamente na Unidade”, enfatizou.

Doadores de todas as tipagens podem comparecer ao Hemocentro e realizar a doação, principalmente do tipo ‘O negativo e positivo’. O sangue do tipo O- é doador universal e por isso é o mais utilizado em casos de emergências, ou seja, quando não há tempo para realizar o exame de tipagem sanguínea do paciente, dado o estado de saúde e circunstâncias da pessoa que vai receber o sangue.

Já o O+ é o tipo sanguíneo da maioria da população do estado e por conta disto é um dos tipos mais solicitados, principalmente para cirurgias eletivas. Para ser doador, a pessoa deve estar saudável, ter idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. No ato, a pessoa precisa apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial válido em todo o território nacional.

A doação de sangue não pode ser feita em jejum e a pessoa precisa fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação. O doador tem que evitar cigarro por pelo menos duas horas antes da doação e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e evitar ingerir alimentos gordurosos.

FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento do Hemoraima, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3.418, bairro Aeroporto (próximo ao HGR), é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda sexta-feira. No ato, o doador pode solicitar uma declaração para apresentar no trabalho e justificar a ausência.

Com informações da Secom