Cotidiano

Pagamento do IPVA com desconto de 10% vence dia 29

O calendário de pagamento do imposto de 2016 já está disponível no site do Detran para consulta

Um dos primeiros gastos de início de ano que o contribuinte precisa pagar é o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Como o último número da placa é o que determina o mês de quitação da primeira cota ou cota única, que tem veículo com placa final um é no final do mês de janeiro que acaba o prazo para pagar o IPVA, seja com desconto de 10% ou parcelado.

O primeiro vencimento deste ano de 2016 está marcado para o dia 29 de janeiro, conforme tabela publicada no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Até essa data, os proprietários de veículos com final 1 vão receber um desconto de 10%, se pagar o valor integral do imposto.

A outra opção oferecida ao contribuinte é receber um desconto de 5% caso queira pagar o imposto integral no segundo mês, que no caso o vencimento é dia 29 de fevereiro. Já quem preferir pagar de forma parcelada, a opção é dividir o valor do IPVA em três vezes, sendo que a primeira parcela vence dia 29 de janeiro; a segunda 29 de fevereiro e a terceira dia 31 de março.

O sistema de desconto e parcelamento é o mesmo para as demais placas. Por exemplo, quem tem carro e moto com placa final número dois, vai ter o desconto de 10% até o dia 29 de fevereiro e desconto de 5% até o dia 31 de março. Mas se não pagar em nenhuma dessas datas, terá que pagar integral e sem desconto no último prazo que é dia 29 de abril.

De acordo com a Sefaz, a base de cálculo do IPVA é a Tabela Fipe. As alíquotas são as seguintes: veículos de passeio, é 3%; veículos de carga e motocicleta é 2%; já os carros e motocicletas de locadoras, a alíquota é de 1% e veículos de terraplanagem de 0,5%.

Em 2015, o Estado conseguiu arrecadar cerca de R$ 45 milhões de IPVA. A expectativa para este ano é conseguir esse mesmo valor, uma vez que houve uma queda nas vendas de veículos zero no ano passado, pois esses carros e motos já saem das lojas com o imposto pago e são os  que mais geram arrecadação.

O contribuinte deve consultar o IPVA 2016 no site do Detran (www.detran.rr.gov.br), informando o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa do veículo.