Em alusão ao Dia Nacional da Leitura, comemorado em 12 de outubro, alunos e professores da Escola Estadual Vitória Mota Cruz, localizada no bairro Paraviana, zona Norte, empenham-se na ação de arrecadação de livros para a sala de leitura da unidade. Juntos, eles realizam uma blitz literária nas proximidades da escola.
A abordagem é feita a motoristas e pedestres com a entrega de pequenos panfletos com mensagens e informações para a doação de livros. A ideia de promover um trabalho de arrecadação de livros surgiu da professora da sala de leitura, Maria Helena. Há cinco anos ela trabalha com a formação de alunos leitores e conta que a sala ainda não possui um acervo que possa atender totalmente aos alunos.
“Muitos alunos procuram por livros que não há aqui. As pessoas têm livros em casa que estão empoeirados, então a gente pede que sejam doados. Esperamos que as pessoas se sensibilizem”, comentou.
O objetivo, após a arrecadação, é conscientizar os estudantes a desenvolverem o hábito da leitura, o que é difícil de fazer na idade que os alunos estão, conforme a professora, uma vez que o hábito deve iniciar-se na infância. Os livros requisitados são paradidáticos, gibis, literatura brasileira, revistas e literatura infanto-juvenil. Os gibis são os preferidos.
A arrecadação segue até hoje, quando se encerra a Semana da Leitura. Para finalizar a atividade, será realizado o “Lanche Literário”, quando os alunos levarão lanches e os livros e revistas serão disponibilizados para leitura. “O intuito é tornar a leitura mais proveitosa, prazerosa”, disse Maria Helena.
Atualmente, a unidade atende a cerca de 370 alunos de ensino fundamental e ensino médio. Segundo a professora, posterior à arrecadação, será feita uma avaliação sobre como distribuir os livros. Como a escola passará a atender somente alunos do ensino médio, os livros de literatura infantil poderão ser doados para outras escolas que tenham esse público.
A professora acrescentou que a responsabilidade de incentivar a leitura não é somente da escola, mas da escola e da família. “É fundamental que os pais participem na formação de leitores porque a criança segue exemplos. Os pais são o espelho dos seus filhos”, frisou.
DIA DA LEITURA – O Dia Nacional da Leitura foi instituído pela Lei 11.899 de janeiro de 2009, a fim de promover a importância e o gosto pela leitura e a criação literária. A data comemorativa coincide com o Dia das Crianças, o que não foi por acaso. O objetivo foi justamente enfatizar a importância dos livros desde a infância.
SEMANA – As atividades realizadas na Escola Vitória Mota Cruz fazem parte da programação da Semana da Leitura, realizada em várias escolas da rede estadual de ensino por meio do programa Caminhada Literária da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed). Cada escola tem autonomia para montar a programação.
Dentre as escolas com programações especiais estão Penha Brasil, Lobo D’Almada, Dom José Nepote e Oswaldo Cruz. As atividades variam entre as escolas, dentre elas estão apresentação de teatro, contação de história, exibição de filmes, concursos e palestras. (M.F)
Cotidiano
Escola promove arrecadação de livros
No encerramento da Semana da Leitura, Escola Vitória Mota Cruz realiza, hoje, o Lanche Literário, quando livros arrecadados serão disponibilizados