É típico a maioria das pessoas traçarem metas no início do ano, porém muitas vezes nem todos os objetivos são alcançados e outros são esquecidos pelo meio do caminho. O que fazer para essas metas serem cumpridas? Confira as dicas da psicóloga clínica, Carime Lima dos Santos.
Organização é o melhor caminho: você precisa se organizar e saber estabelecer qual é a sua prioridade. Desta forma você conseguirá focar e obter os resultados desejados, caso contrário é comum haver o famoso adiamento de tarefas.
Pés no chão: para você cumprir com as finalidades ou evitar frustrações, é necessário que os seus objetivos sejam feitos de acordo com a sua realidade. Veja os meios de realização de cada meta. Quanto mais o objetivo estiver alinhado com as possibilidades de execução, mais chances você tem de concretizá-lo.
Respeite seu limite: projetos que podem consumir muito emocionalmente são desafios maiores, que tendem a sua desmotivação. Estabelecer muitas metas acaba te deixando desfocado, o que possibilita ao fracasso.
Lápis e papel na mão: muitas vezes o corre-corre do dia não deixa você perceber quanta coisa tem a fazer, mas se estiver no papel você pode observar o que foi cumprido, o que te passará a sensação de missão cumprida. Também é uma forma de organizar a vida e reparar se está se impondo tarefas demais, ficando sem tempo até mesmo para não fazer nada. É importante iniciar as listas pelas pendências.
Pare de pensar e faça: Com as metas escolhidas, é hora da ação. Deixe o papel em um lugar que você possa visualizar, como uma mensagem ao seu cérebro, sem pressão de ninguém. Mãos à obra.
Prestação de contas: No final do ano seja sincero com você. Faça uma avaliação de o que houve no meio do caminho, onde você se perdeu e o que aconteceu para que não conseguisse alcançar a meta. Avalie se realmente a meta era possível. Se questione: o que contribuiu para que você não alcançasse a meta? O que pode fazer de diferente no momento?
A psicóloga relatou que é comum receber pacientes que não conseguem realizar os objetivos traçados no início do ano. “Muitas vezes as pessoas dizem: ‘Minha meta é essa, mas sei que não vou conseguir, pois já tentei várias outras vezes e não dei conta’. Geralmente, a dificuldade está relacionada ao controle das contingências que não estão alinhadas aos planos traçados. Para prosseguir com o alvo é ideal respeitar o próprio limite”, ressaltou Carime.