Cotidiano

Acadêmicos promovem ação de conscientização ao direito dos surdos

Estudantes da Univirr tentaram se comunicar somente em Libras em algumas lojas do comércio

Um grupo de cinco acadêmicos do curso de extensão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Virtual de Roraima (Univirr) promoveu uma ação de conscientização ao direito dos surdos no comércio em Boa Vista na noite de ontem, 13.

Os estudantes, acompanhados da professora, visitaram diversas lojas em um shopping localizado na zona Oeste da Capital e tentaram se comunicar com os atendentes somente na linguagem de sinais.

De acordo com o acadêmico Alisson Paulino, a ação foi uma forma de celebrar o encerramento do curso, além de entender na pele, a dificuldade que os surdos passam para serem atendidos na cidade.

“Ontem nós fizemos uma prática entre os alunos e um surdo, que é esposo de uma das acadêmicas da classe, pra gente saber a reação dos funcionários, saber como eles iriam atender as pessoas com deficiência auditiva. Nós nos fingimos de surdos e depois nós comunicamos a eles da nossa ação”, disse Paulino.

Conforme o estudante, a maioria das lojas não teve um atendimento específico para as pessoas com deficiência auditiva e foi preciso se comunicar através de mímicas ou pela escrita. “Exceto uma, teve uma loja de roupas que tinha duas funcionárias surdas trabalhando, mas não com treinamento para atendimento”, esclareceu.

“É diferente por que a gente não está acostumada com essa ação todo dia, pessoas falando com gestos. A gente fica sem saber como agir por falta de reconhecimento”, relatou uma funcionária de agência de viagens.

Para os acadêmicos, a ação se mostrou válida. “Teve alguns servidores que apesar de não terem o conhecimento, se mostraram interessados em adquirir. Todos os que a gente interrogou acharam importante ter alguém pra atender os surdos. Pessoas com deficiência auditiva são como todas as outras, trabalham, estudam, vão ao médico e tem dificuldade mesmo”, declarou Alisson.